POLÍTICA
Cícero Lucena no JPB1: veja erros nas falas do candidato à prefeitura de João Pessoa
Cícero Lucena (PP) foi entrevistado por Ewerton Correia e Laerte Cerqueira, no JPB1, na TV Cabo Branco. Jornal da Paraíba checou as declarações.
Publicado em 27/09/2024 às 19:44
O candidato à prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), foi entrevistado nesta sexta-feira (27), no telejornal JPB1, na TV Cabo Branco. Durante a entrevista, Cícero citou dados sobre saúde, educação, mobilidade urbana, infraestrutura, entre outros.
As equipes do Jornal da Paraíba, Núcleo de Dados da Rede Paraíba e LABCOM da Uninassau apuraram e encontraram erros em algumas informações.
A equipe de checagem de fatos entrou em contato com a assessoria do candidato por meio de mensagem às 14h46 e recebeu uma ligação da assessoria às 15h33. Às 15h47, a equipe de checagem foi informada pela assessoria que não haveria respostas sobre os questionamentos.
Confira abaixo algumas frases que foram checadas na entrevista de Cícero Lucena no JPB1:
“Colocamos computadores para os nossos professores”
A INFORMAÇÃO É VERDADEIRA
De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura Municipal, via Lei de Acesso à Informação (LAI), foram entregues 4.459 chromebooks aos professores da Rede Municipal de Ensino.
Estou reformando seis cozinhas comunitárias”
A INFORMAÇÃO É VERDADEIRA
De acordo com o Portal da Transparência da Prefeitura de João Pessoa, foram homologadas licitações para a reforma das cozinhas comunitárias de Bela Vista, do Timbó, do bairro dos Novais, da Comunidade Taipa, do Gervásio Maia e do Jardim Veneza.
“O único serviço de urgência, hoje [em João Pessoa], de doença mental, é no Trauminha, uma unidade de atendimento no Trauminha”
A INFORMAÇÃO NÃO É BEM ASSIM
No Pronto Atendimento em Saúde Mental – Pasm são atendidas urgências e emergências psiquiátricas como surtos psicóticos, uso compulsivo ou abstinências de álcool e outras drogas, tentativa de suicídio, ansiedade e depressão aguda. O serviço para pacientes adultos é oferecido no Complexo Hospitalar Governador Tarcísio Burity, o Trauminha, em Mangabeira. No entanto, não é o único serviço.
Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, no Hospital Municipal Valentina, são atendidos pacientes infantis e adolescentes com urgências e emergências psiquiátricas.
O candidato não deixou claro que se referia ao atendimento prestado apenas pelo município.
Portanto, ainda em João Pessoa, há o Ambulatório Gutemberg Botelho, inserido no Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, do Governo do Estado. O espaço oferece o serviço de urgência e emergência, que funciona 24 horas por dia, durante sete dias da semana, com atendimento desde adolescentes, a partir dos 12 anos, até adultos. Mas, apesar do serviço estar situado na capital paraibana, o atendimento de urgência é preferencial para pacientes de outros municípios fora da Região Metropolitana, segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde.
*Participaram da checagem os jornalistas Dani Fechine, Dennison Vasconcelos, Lara Brito e Taiguara Rangel, e o estudante Kelvyn Kel.
Comentários