POLÍTICA
Cidade tem problemas urgentes
Novo prefeito vai precisar de soluções emergenciais para o trânsito de João Pessoa que vem piorando a cada ano que passa.
Publicado em 16/09/2012 às 9:00
O novo prefeito vai precisar de soluções emergenciais para o trânsito de João Pessoa que vem piorando a cada ano que passa. E uma das estratégias apontadas pelos candidatos é o investimento em novos transportes de massa. Nisso aparecem o Bus Rapid Transit (BRT) e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que é prometido por praticamente todos os candidatos. Ambos os projetos estão incluídos no PAC Mobilidade. No segundo caso os candidatos esquecem de dizer que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos da Paraíba (CBTU) é que está viabilizando a implantação do VLT.
“O trânsito de João Pessoa tem alguns desafios, e o primeiro deles é tornar os meios de transportes coletivos de massa mais atrativos e mais eficientes, que caibam no bolso do trabalhador pra que a gente desonere o uso do transporte individual”, diz a candidata Estela Bezerra.
“Qualquer projeto para o trânsito de João Pessoa deve estar focado em três linhas: a reestruturação do sistema de transporte público de massa, o programa municipal de educação no trânsito e a integração entre os diversos meios de transporte”, afirma Luciano Cartaxo.
Mas os candidatos não propõem apenas melhorar os transportes públicos, eles também garantem fazer intervenções para modificar o fluxo de veículos em algumas áreas. José Maranhão, por exemplo, diz que vai fazer um viaduto na saída do Geisel e também a Via Jaguaribe, que é um viaduto interligando as avenidas Beira Rio, Epitácio Pessoa e Rui Carneiro.
Essa segunda obra havia sido prometida quando o peemedebista foi governador do Estado, e, de acordo com ele, ajudará a resolver outro problema da capital que são os alagamentos.
“Além de uma via de escoamento de rara beleza, ela prevê a dragagem da calha do rio. E vou dragar também os outros rios que cortam a cidade”, afirma.
Um outro problema, ainda no campo do trânsito são os buracos espalhados pelas vias da cidade. “A solução para isso é manutenção urbana preventiva, com uma equipe de prevenção circulando na cidade e com um sistema de avisos e alertas via internet, por onde as pessoas possam indicar a existência de pequenos defeitos que, se não reparados imediatamente, se transformarão em buracos”, ressalta o candidato Renan Palmeira. “Vamos estabelecer um plano concreto de recapeamento de todas as vias públicas e, ao mesmo tempo, um planejamento de manutenção destas vias”, garante Antônio Radical.
Comentários