POLÍTICA
Clima acirrado: PF convoca Força Nacional para vigiar eleições na PB
Coluna de Suetoni Souto Maior no Jornal da Paraíba revela plano de segurança traçado pela Polícia Federal para conter crimes eleitorais em municípios paraibanos.
Publicado em 07/02/2010 às 8:13
Da Redação
O colunista Suetoni Souto Maior traz em sua coluna deste domingo (6), no Jornal da Paraíba, detalhes sobre como será o esquema de segurança para as eleições 2010 na Paraíba. Ele teve acesso a informações sobre o que tem sido planejado pela Polícia Federal e revela que a Força Nacional estará presente em alguns municípios devido ao clima acirrado do pleito. Confira na coluna:
Eleições vigiadas
por Suetoni Souto Maior
Os candidatos, cabos eleitorais e a gente que põe a eleição acima de tudo, precisam ficar atentos e cautelosos no pleito deste ano. A fiscalização da Polícia Federal, principalmente no dia da eleição, será mais intensa que nos anos anteriores. Uma fonte ligada ao órgão revelou à Coluna que o plano operacional para o período já foi concluído e inclui, entre outras coisas, a vinda da Força Nacional para a atuação nos municípios onde o pleito, digamos, requer maior atenção policial.
E não é segredo para ninguém o motivo disso. A PF teme que o clima acirrado da disputa pelo governo estadual abra caminho não apenas para os crimes mais conhecidos, como compra de votos, boca de urna e outras irregularidades dignas dos piores currais eleitorais. Mas também para a violência propriamente dita. Não é demais lembrar que as eleições deste ano se revestem de características especiais, por serem uma continuidade da de 2006.
A colocação, lógico, parece absurda, mas o processo de cassação do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) iniciado logo após o fechamento das urnas e a consequente posse de José Maranhão (PMDB) no cargo, fez com que o clima de revanchismo e a campanha eleitoral simplesmente se mantivessem em pauta desde então. Como todo mundo quer ganhar e só é possível a vitória de um dos lados, todo cuidado é pouco.
Talvez por conta disso, o plano elaborado pela Polícia Federal, até onde a Coluna conseguiu apurar, inclui uma atenção especial a sete municípios, além de João Pessoa. Apesar de os nomes das localidades não terem sido revelados, não é difícil deduzir que a lista inclui Campina Grande, Patos, Guarabira, Sousa, Araruna, Catolé do Rocha e Monteiro. Isso por motivos óbvios. O clima será mais quente nestas cidades.
E, dentro deste contexto, a escolha da Força Nacional, em detrimento de homens do Exército, tem lá os seus ganhos. O primeiro é que a Força Nacional é constituída de policiais vindos de outros Estados e que, portanto, não teriam qualquer envolvimento pessoal com as lideranças políticas locais. O segundo é que, até pelo seu treinamento, os policiais têm maior capacidade para o gerenciamento de crise.
Quando o assunto é a eleição deste ano, todo cuidado é pouco.
Comentários