POLÍTICA
Com presenças de João Azevêdo e Lucas Ribeiro, PT empossa Cida Ramos com desafios para 2026
Deputada é a primeira mulher a comandar a sigla no estado e promete unificar alas internas.
Publicado em 13/09/2025 às 12:04 | Atualizado em 13/09/2025 às 15:53

O PT deu posse, neste sábado (13), à deputada estadual Cida Ramos como nova presidente do partido na Paraíba. Ela substitui Jackson Macedo e se torna a primeira mulher a comandar a legenda em 45 anos de existência no estado. A posse ocorre num momento desafiador para a legenda, que busca resgatar o protagonismo enquanto faz composições com outras siglas.
O evento de posse contou com as participações do governador João Azevêdo (PSB), do vice-governador Lucas Ribeiro (PP), do vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), do deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), além de outras lideranças políticas e movimentos sociais ligados ao PT.
A nova presidente do PT chega ao comando com desafio de unificar as alas internas para 2026 e resgatar o protagonismo, o que é um desafio.
Uma parte do partido, liderada por Cida, defende a manutenção da aliança com o governador João Azevêdo (PSB), mirando um palanque progressista para Lula. Mas com o desafio de ter como pré-candidato ao Palácio da Redenção o vice-governador que, apesar de já ter declarado voto em Lula, integra o PP, legenda que forma uma federação com o União Brasil e que faz oposição ao Governo Federal no plano nacional.
Outra ala, mais ligada a Ricardo Coutinho, mira um movimento de ruptura com o governador. Há ainda quem defenda candidatura “puro sangue” na majoritária, em âmbito estadual. Mas é um movimento minoritário.
Enquanto o debate interno ocorre, o partido ainda se divide na eleição pela Câmara Federal, com uma disputa explícita entre o atual deputado Luiz Couto e o ex-governador Ricardo Coutinho, que vai lutar por uma vaga.

Em entrevista recente à CBN Paraíba, Cida afirmou que o momento é de conciliação. “Quem me conhece sabe do meu esforço para garantir unidade na ação. Obviamente que sempre vai ter alguns que não vão querer essa unidade, mas o mais importante é que vamos fazer aquilo que o PT melhor faz: analisar cenários e, em determinado momento, garantir a unidade para reeleger a bancada federal e estadual”, disse.

Cida venceu o Processo de Eleições Diretas (PED) ocorrido em julho, com 4.884 votos (53,35%), superando Luizinho (1.278 votos – 15,91%), Carlinhos Guedes (1.281 votos – 15,95%) e Ari França (1.188 votos – 14,79%). Houve ainda 353 votos brancos e 118 nulos.
Perfil de Cida Ramos
Histórica militante do campo progressista, Cida Ramos foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPB, do Centro Acadêmico de Serviço Social, presidiu por três vezes o Sindicato dos Professores e dirigiu o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). Em 2011 assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Humano da Paraíba. Nas últimas eleições foi a deputada estadual mais votada do PT e cumpre o segundo mandato.
Comentários