POLÍTICA
Com voto contra de paraibano, CPMI do INSS rejeita convocação do irmão de Lula
Base do governo articula rejeição de 11 requerimentos contra Frei Chico; senador paraibano esteve entre os votos contrários.
Publicado em 16/10/2025 às 19:40 | Atualizado em 16/10/2025 às 22:14

Parlamentares que integram a Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) rejeitaram, nesta quinta-feira, o requerimento de convocação de Frei Chico, irmão do presidente Lula (PT), para depor sobre as investigações referentes ao INSS.
Ao todo, foram 19 votos contrários à ida contra 11 favoráveis.
Entre os que votaram contra a convocação está o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), aliado do presidente Lula. Ele é titular na CPI e foi o único paraibano presente na votação, segundo os registros do Congresso Nacional.
O placar contou com articulação da base do governo que, que antes do início da sessão, também entrou em em acordo para retirar os requerimentos de quebras de sigilo fiscal e telemático do ex-ministro da Previdência Social Carlos Lupi.
Ao todo, os onze requerimentos de convocação de Frei Chico foram negados.
Apesar de não ser investigado, Frei Chico é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical (Sindnapi). O sindicato, entretanto, é investigado pela Polícia Federal por descontos indevidos em aposentadorias.
A PF investiga um esquema envolvendo diversas entidades associativas que, supostamente, praticavam descontos indevidos, sem o conhecimento dos aposentados.
Com informações de O Globo
Comentários