POLÍTICA
Conde e outras três cidades iniciam biometria eleitoral nesta segunda
Processo garante direito ao voto nas eleições do próximo ano.
Publicado em 17/07/2017 às 11:10
A Justiça Eleitoral inicia nesta segunda-feira (17) o cadastramento biométrico dos eleitores do município de Conde, no litoral sul da Paraíba, e nas cidades de Riacho dos Cavalos, Manaíra e Poço Dantas. O não comparecimento pode implicar em penalidades como o cancelamento do título de eleitor, o impedimento de matricular-se em instituições públicas, impossibilidade de fazer empréstimos em bancos, tomar posse em empregos públicos e retirar passaporte.
No Conde, um posto de atendimento foi montado na Câmara Municipal para atender aos quase 20 mil eleitores que precisam para pela revisão. O atendimento ocorre das 07 às 12h, de segunda à sexta-feira, até o dia 19 de dezembro. Nas demais cidades, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) ainda não informou os locais onde será feito o trabalho, que deverá ainda ser disponibilizado no Portal da Justiça Eleitoral na Paraíba.
O cadastro é feito em no máximo 15 minutos e o atendimento será feito por ordem de chegada. Para que o processo seja realizado, devem ser apresentados os seguintes documentos: Documento de Identificação com foto (RG, CNH, Carteira Profissional ou Certificado de Alistamento Militar), comprovante de domicílio atualizado e o título de eleitor.
Na última etapa da campanha de cadastramento biométrico, eleitores de 102 municípios paraibanos devem passar pelo procedimento. Até a manhã desta segunda-feira, apenas 21 deles atingiu a meta de atender pelo menos 80% do eleitorado. De acordo com o TRE-PB, a meta é de que até março de 2018, todos os eleitores do estado da Paraíba tenham feito a biometria.
É importante reforçar que todos façam o cadastramento e que a não realização do procedimento, pode implicar em penalidades como o cancelamento do título de eleitor, o impedimento de matricular-se em instituições públicas, impossibilidade de fazer empréstimos em bancos, tomar posse em empregos públicos e retirar passaporte.
Comentários