icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Consuni da UFPB define normas para eleições de Reitor

Inscrições de chapas ocorrerão de 12 a 16 de março e a eleição acontece no dia 16 de maio.

Publicado em 29/02/2012 às 16:41

O Conselho Universitário (Consuni) da UFPB aprovou, na tarde desta quarta-feira (29), em reunião na Sala dos Órgãos Deliberativos Supériores (SODS), no prédio da Reitoria a resolução com as normas do processo de consulta à comunidade universitária para a eleição do reitor e vice da instituiição.

De acordo com as normas eleitorais aprovadas por 30 votos a favor e duas abstenções, as inscrições de chapas ocorrerão no período de 12 a 16 de março e a consulta acontecerá no dia 16 de maio. Caso haja segundo turno, o pleito será em 30 de maio. O mandato será para o período de 2013 a 2016.

Foi mantido o voto paritário entre professores, alunos e servidores técnico-administrativos, com igual peso (1/3) para cada categoria. Estudantes dos cursos de educação à distância poderão votar, sendo que os seus votos não serão computados no universo de eleitores e eles votarão em separado

O processo de consulta à comunidade universitária para a eleição será estruturado por meio de duas comissões, uma Eleitoral e uma de Ética. A Comissão Eleitoral é composta pelos professores Jonábio Barbosa dos Santos, do Centro de Ciências Jurídicas; César Emanoel Barbosa de Lima, Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias, em Bananeiras e Adailson Pereira de Sousa do Centro de Ciências Agrárias. A Comissão de Ética, terá a participação da professora Marisete Fernandes de Lima, do Centro de Educação; Paulo Amilton Maia Filho, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, e do técnico administrativo Alessandro Mendes Rocha. As comissões vão fiscalizar, operacionalizar e acompanhar todas as etapas da eleição.

Ficou definido também, que não será permitida a fixação de cartazes e painéis em muros, portas, grades e outros locais da instituição. Além da divulgação pelo rádio e TV, os candidatos utilizarão em suas campanhas um painel que será fixado nas entradas principais de cada campus com o mesmo tamanho para cada candidato expor as suas propostas, sendo proibido o uso de faixas espalhadas pelos campi.

Para inscrever uma candidatura ao cargo de reitor, é necessário obedecer aos seguintes critérios: integrar a carreira de Magistério Superior da UFPB, ocupar cargo de professor titular, professor associado, professor adjunto ou que seja portador de título de doutor.

Por lei, o reitor de uma universidade federal é nomeado pelo Presidente da República, a partir de uma lista tríplice enviada ao Ministério da Educação pelo Conselho Superior da instituição, podendo haver uma consulta pública prévia.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp