Governo da Paraíba disponibiliza RG 100% biométrico e cria delegacia contra crimes cibernéticos

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Governo da Paraíba disponibiliza RG 100% biométrico e cria delegacia contra crimes cibernéticos
Foto: divulgação

O governo da Paraíba lança, nesta quinta-feira (10), de uma série de ações na área da Segurança Pública. Dentre os destaques está a implantação do serviço de RG 100% biométrico e a criação de uma delegacia contra crimes cibernéticos. Mais detalhes serão apresentados pelo governador João Azevêdo (Cidadania) às 9h, num live no canal oficial do governo no Youtube.

A previsão também é da criação de uma nova Reunião Integrada de Segurança Publica em Guarabira, que contemplará 56 municípios da região; de duas Área Integrada AISP, em Juazeirinho e Sapé; de um Complexo Ambiental e ampliação da Delegacia de Crimes contra a Ordem Tributária.

Após a transmissão, o governador João Azevêdo vai visitar três das obras que estão sendo executadas na área da Segurança Pública em João Pessoa, entre as quais o Batalhão Especializado em Policiamento Turístico, na PB-008, na Costa do Sol, às 10h30.

Será feita uma reorganização das Áreas Integradas no Estado, com criação da 4 Reunião Integrada de Segurança Publica em Guarabira com 56 municípios, além de criação de Área Integrada AISP em Juazeirinho e Sapé.

RG Digital

O RG Digital é um aplicativo, uma versão virtual do documento de identidade, que na Paraíba poderá ser baixado nos celulares que usam o sistema Android, desde o dia 7 de junho, e nos que usam IOS a partir do dia 22 desde mês. Só poderá baixar o aplicativo quem tiver a nova versão da identidade. A população, segundo o governo, não deve de preocupar em atualizar a identidade por casa desse novo modelo. O modelo antigo continua sendo válido para todos os fins. Não há necessidade de troca.

Delegacia de Crimes Cibernéticos

Será instalada na Central de Polícia Civil de João Pessoa e irá investigar os crimes cometidos via Internet, a exemplo de golpes aplicados em sites, redes sociais e aplicativos de celular. Delitos como pedofilia, crimes contra a honra e violação de dados pessoais também serão investigados pela delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos.

Embora seja sediada na capital, ela irá receber denúncias de todo o estado, contando com o suporte de outras delegacias na apuração dos crimes.

Divisões territoriais de Segurança Pública

As Áreas Integradas de Segurança Pública são frações territoriais menores, com número de municípios menores:

  • AISP Juazeirinho terá 11 municípios – Assunção, Cubati, Juazeirinho, Livramento, Olivedos, Salgadinho, Santo André, Seridó, Soledade, Taperoá, Tenório
  • AISP Sape cuidará de 5 municípios – Caldas Brandão, Gurinhém, Mari, Riachão do Poço, Sapé e Sobrado

Já a Reunião Integrada de Segurança Publica (REISP) são divisões territoriais maiores:

  • 4 REISP de Guarabira cuidará de 56 municípios