Bessa deve ganhar novo parque no Aeroclube e Mangabeira um terminal de integração de ônibus

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Bessa deve ganhar novo parque no Aeroclube e Mangabeira um terminal de integração de ônibus
Foto: Francisco França/JP

A prefeitura de João Pessoa deverá transformar o Aeroclube em um novo parque. Ainda na região do bairro do Bessa, a gestão do prefeito Cícero Lucena (Progressista) pretende estender a orla de Manaíra até a altura do antigo Iate Clube.

Detalhes destes projetos foram apresentados hoje (1°) pelo secretário de planejamento do município, José William, em entrevista à TV Cabo Branco.

A conversão do Aeroclube em Parque, segundo ele, está bem adiantada. A prefeitura já firmou um protocolo de intenção com a direção do local para a sua desapropriação e está concluindo o projeto, que contará com uma série de espaço de lazer para os moradores, inclusive em composição com novas vias de acesso na área.

O Aeroclube é alvo de tentativas desapropriação há pelo menos 10 anos. Em 2010, a gestão do então prefeito Luciano Agra, tentou desapropriar o local também para a construção de um parque. Depois foi refeita a pista, mas de barro. Em junho de 2019, o STF negou um pedido da prefeitura, agora na gestão de Luciano Cartaxo, também para desapropriar o local. Há três anos, no entanto, o local está sem operar voos por interdição da Aeronáutica.

Orla

Já a proposta de dar continuidade à orla de Manaíra em toda a extensão do Bessa ainda depende de autorização do Superintendência do Patrimônio da União (SPU), já que a área fica em terreno de Marinha. “Estamos fazendo os estudos necessários para que seja feito de forma planejada”, pontuou.

Outra melhoria para a área é a requalificação das Avenidas Argemiro de Figueiredo e Conselheiro Luiz Henrique, dois grandes corredores do bairro, que passarão por melhorias como a criação de terceira faixas em alguns pontos e também instalação de ciclofaixa.

Bessa deve ganhar novo parque no Aeroclube e Mangabeira um terminal de integração de ônibus
Foto: reprodução/TV Cabo Branco

Cabo Branco

Sobre a barreira do Cabo Branco, obra que preocupa devido à deterioração de um dos cartões-postais da cidade, o  secretário José Willian confirmou que está agenda uma licitação emergencial para o mês de julho. O trabalho emergencial será na calçadinha que cedeu com a força das chuvas e, por isso, a prefeitura teve que interditar uma das faixas na altura da antiga praça de Iemanjá.

“A obra macro entorno de proteção da falésia já foi iniciado o estudo técnico, os licenciamentos devidos, para que ela seja retomada com responsabilidade e respeito ao meio ambiente”, completou.

Mangabeira

O secretário afirmou que a prefeitura vai retomar o projeto do “Corredor de Ônibus Pedro II” e irá construir um Terminal de Integração, ao lado da Companhia da Habitação da Paraíba, entre Mangabeira e os Bancários. A obra já foi anunciada pela gestão de Cartaxo, mas não saiu do papel.