Queiroga anuncia terceira dose e redução de intervalo da vacina a partir de 15 de setembro

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Queiroga anuncia terceira dose e redução de intervalo da vacina a partir de 15 de setembro
Foto: divulgação

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (25) que a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 será oferecida no Brasil para idosos entre 70 e 80 anos e em imunossuprimidos a partir do dia 15 de setembro. De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, preferencialmente serão usadas a Pfizer, mas também poderão ser utilizadas a vacina da AstraZeneca e Janssen.

O ministro também disse que o intervalo entre as doses da Pfizer e da AstraZeneca será reduzido a partir de setembro: passará de 12 semanas para 8 semanas, como acontece no Reino Unido.

“Nos reunimos ontem com a Opas [Organização Pan-Americana de Saúde] e com o comitê técnico que assessora a imunização e tomamos a decisão”, afirmou.

A dose de reforço é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. No caso dos imunossuprimidos, eles devem esperar 28 dias após a segunda dose.

Os pacientes “imunossuprimidos” incluem por exemplo, pessoas com câncer, portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV), transplantados e outros com o sistema imune fragilizado, o que deixa o paciente mais suscetíveis a infecções.

Delta

Marcelo Queiroga diz que a decisão foi tomada diante da possibilidade de disseminação da variante Delta do coronavírus no Brasil.

Estudos já mostram que a primeira dose das vacinas, no caso da Delta, têm eficácia reduzida e não conseguem evitar boa parte das infecções. Com duas doses a proteção é maior.

Em João Pessoa

O secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, disse que a expectativa é que na capital a aplicação da terceira dose ocorra a partir do dia 20 de setembro, inclusive com a possibilidade de utilização de doses de marcas diferentes.