Calvário: Ricardo Coutinho e outras 7 pessoas são denunciadas por lavagem de dinheiro

Dentre os alvos da nova denúncia do MP estão quatro irmãos do ex-governador.

Foto: Divulgação
Calvário: Ricardo Coutinho e outras 7 pessoas são denunciadas por lavagem de dinheiro
Foto: Divulgação

O ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) foi novamente denunciado pelo Grupo de Operações Especiais contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba no âmbito da Operação Calvário. A nova ação foi protocolada nesta quarta-feira (1º) na 6ª Vara Criminal da Capital.

Além de Ricardo Coutinho, também são alvos da ação os seus irmãos – Coriolano Coutinho, Viviane Coutinho, Valéria Coutinho e Raquel Vieira Coutinho – e outras três pessoas: Denise Krummenauer Pahim, Breno Dornelles Pahim Filho, Breno Dornelles Pahim Neto.

O grupo é acusado de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica e o MP pede a devolução de R$ 3,37 milhões a  título de reparação.

A denúncia envolve a suposta criação de sociedades empresariais e modificações dos seus respectivos contratos sociais pela organização criminosa visando à ocultação e à dissimulação dos valores provenientes de infrações penais antecedentes.

O esquema envolveria empresas, empreendimento imobiliário, aquisição de apartamento em Fortaleza, investimentos em fazenda na cidade de Bananeiras, aquisição de bovinos, caprinos, equinos e ovinos, além de alta quantia em euro e dólares que eram usada para transações não rastreadas, segundo o MP.

O processo foi distribuído para a juíza Shirley Abrantes Moreira Régis que, nesta quinta-feira (02), declarou-se suspeita no processo. Ele será distribuído para outro julgador.

Ao Conversa Política a defesa do ex-governador declarou que “são acusações requentadas, que só reafirmam a perseguição implacável a que estão submetidos o ex-Governador e seus familiares”.