Parlamentares, prefeitos, lideranças políticas e representantes da sociedade civil realizam hoje (5) um encontro para articular se articular no pós-pandemia, com destaque a tentativa de viabilizar a duplicação da BR 230, no trecho compreendido entre Campina Grande e o Sertão da Paraíba, mais especificamente no trecho entre o km 152,3, na Alça Sudoeste, ao km 183,90, na Praça do Meio do Mundo. O evento será realizado no auditório da Fiep, em Campina Grande.
Segundo o blog Pleno Poder, a obra está estimada em R$ 400 milhões e vai precisar da articulação para sair do papel. A primeira parte do projeto custaria cerca de R$ 40 milhões.
A questão tem movimentado a classe política. Os recursos precisam chegar através de emendas parlamentares e dos cofres do Governo Federal. Isso foi, inclusive, o argumento dado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, em audiência com o senador Veneziano (MDB), ontem (4).
O paraibano, que está como presidente em exercício do Senado a partir desta sexta-feira, comprometeu-se a destinar emendas parlamentares para que a duplicação seja iniciada já no ano que vem, um pedido do ministro para tentar viabilizar o recurso.
Veneziano destacou a importância da obra, considerando estudos técnicos já realizados que comprovam a necessidade da duplicação, a partir do grande fluxo de veículos no trecho, sobretudo os veículos que transportam cargas.
Uma 3ª faixa nas subidas resolve o trecho entre Campina e Patos. O caos é à região metropolitana de João Pessoa. Aliás; quer ver bagunça, é à malha rodoviária estadual. Não tem sinalização, manutenção, acostamento. Paraíba , diferentemente de Pernambuco, sequer tem fiscalização, uma polícia rodoviária estadual. Os acidentes mais grave do estado, ocorrem na malha estadual. Trafega se de todo jeito.
Descordo meu amigo, Uma terceira faixa não resolverá o problema, pois a maioria dos acidentes ocorrem na travessia de carros e pedestres da BR que corta a cidade.