Consórcio de empresas fará obras de ampliação dos aeroportos de João Pessoa e Campina Grande

As reformas e ampliações dos terminais do Lote 2 serão realizadas pelo consórcio formado pelas empresas Teixeira Duarte & Alves Ribeiro.

Consórcio de empresas fará obras de ampliação dos aeroportos de João Pessoa e Campina Grande
Aeroporto Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa. Foto: Wikipédia.org

A empresa espanhola responsável pela administração do Aeroporto Internacional Castro Pinto, na região Metropolitana de João Pessoa, e de mais de 40 terminais pelo mundo, reuniu o Conselho de Administração, na última quarta-feira (10).

No encontro, foi finalizada a concorrência para escolha dos grupos que vão realizar obras em três aeroportos do Nordeste do Brasil (Recife, João Pessoa e Campina Grande), conforme previsto no contrato de concessão com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), na concessão.

As reformas e ampliação dos terminais de João Pessoa e Campina (Lote 2) serão realizadas pelo consórcio formado pelas empresas Teixeira Duarte & Alves Ribeiro. As obras de ampliação da infraestrutura do Lote 1 , Aeroporto do Recife, teve como consórcio vencedor as empresas Método-Passarelli.

De acordo com a espanhola Aena, já foram realizadas as obras relacionadas às ações emergenciais, exigidas no contrato com a Anac, como a reforma de todos os banheiros, instalações de ar-condicionado, sinalização, wifi grátis, iluminação, escadas rolantes, acessibilidade e correção de falhas de alvenaria.

O presidente da companhia, Maurici Lucena, informou estes avanços ao ministro de Infraestrutura, Tarcisio de Freitas, com quem esteve reunido nesta quinta-feira, 11 de novembro.

De acordo com empresa, acontecerá a concorrência para as obras dos aeroportos de Maceió, Aracaju e Juazeiro do Norte, que integram o Lote 3. Não foi divulgada data.

Expectativa 

Há, de fato, uma expectativa grande pela ampliação e melhora dos aeroportos. Em João Pessoa, com terminal maior, com menos cara de “rodoviária de interior”, por exemplo, espera-se mais voos e um conforto bem maior para quem embarca e desembarca.

O “repasse” para a gestão privada gerou muitas expectativas com relação aos benefícios que o negócio poderia trazer.  A capital paraibana está na lista das cidades mais procuradas do país por turistas, antes da pandemia tinha ampliado a quantidade de visitantes de eventos corporativos. Por outro, governos estadual e municipal estão investindo na venda do destino, conseguindo derrubar obstáculos e preconceitos, uma “porta de entrada” descente, é o mínimo que os paraibanos e os visitantes têm direito.

Concessão 

De acordo com a Infraero, o Aeroporto Internacional de João Pessoal/Presidente Castro Pinto, que compõe o Bloco Nordeste junto com outros cinco aeroportos regionais (Recife, Maceió, Aracaju, Campina Grande e Juazeiro do Norte), foi concedido à iniciativa privada em leilão realizado no dia 15 de março de 2019, pelos próximos 30 anos, conforme contrato de concessão assinado com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).  A vencedora do certame foi a Aena Desarrollo Internacional, que desde o dia 24 de fevereiro de 2020, passou a ser a gestora do aeroporto, conforme previa o plano de transição operacional (PTO).