CONVERSA POLÍTICA
Docas-PB abre processo para escolher empresa que fará dragagem no Porto de Cabedelo
A obra está estimada em R$ 88 milhões e será feita com recursos estaduais. A versão impressa do Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe, neste sábado (11), o edital de licitação.
Publicado em 11/12/2021 às 14:03
A Companhia Docas da Paraíba, responsável pela administração do Porto de Cabedelo, iniciou o processo para escolha da empresa que fará a dragagem no canal e bacia que dão acesso ao terminal.
A obra está estimada em R$ 88 milhões e será feita com recursos estaduais. A versão imprensa Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe, neste sábado (11), o edital de licitação. Segundo Gilmara Temóteo, presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), é um momento extremamente aguardado.
Estão sendo anos de trabalho intenso e agora veremos o Porto de Cabedelo escrevendo um capítulo novo e bastante promissor”, comemorou Temóteo.
De acordo a Docas, com a obra, o canal de acesso passará a ter 11 metros de profundidade, frente aos 9,14m atuais. Além disso, a bacia de manobra terá 300 metros de largura, possibilitando a vinda de navios de até 55 mil toneladas. Segundo Gilmara, o porto passará a ter ainda mais relevância e competitividade no Nordeste.
O aprofundamento do canal permitirá a entrada de navios maiores, resultando em menor custo de frete, atração de novas cargas, maior faturamento para o porto e arrecadação para o estado e o município, além da geração de novos empregos e renda aos paraibanos.
Etapas
Para que o edital fosse publicado, várias etapas essenciais foram concretizadas, como o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), nova batimetria do canal e bacia de evolução e atualizações de projetos e relatórios.
Passadas as etapas do processo licitatório e elaboração dos projetos básico e executivo, a obra tem previsão de conclusão em 4 meses, entre mobilização, execução e desmobilização.
Dragagem
A dragagem é a limpeza, desassoreamento, alargamento, desobstrução, remoção, derrocamento ou escavação de material do fundo de rios, lagoas, mares, baías e canais.
Com informações Ascom/Docas
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