Governo aceita incorporação de 100% da bolsa desempenho para forças de segurança da Paraíba

O governador também anunciou aumento de 24% no auxílio alimentação, 70% na hora extra no dia normal e 140% para datas especiais.

Foto: divulgação/Secom-PB
Governo aceita incorporação de 100% da bolsa desempenho para forças de segurança da Paraíba
Foto: divulgação/Secom-PB

O governador João Azevêdo (Cidadania) aceitou a contraproposta apresentada por representantes dos ativos e inativos da Polícia Militar da Paraíba para incorporação de 100% da Bolsa Desempenho, mas no período de 48 meses. A proposta anterior do governo era de 80% de bolsa desempenho, pago escalonadamente em 36 meses.

O consenso foi firmado em nova rodada de reunião realizada na Granja Santana nesta quinta-feira (6). Mesmo sem a presença de representantes da Polícia Civil, ativos e inativos, o governador antecipou que o mesmo benefício será concedido aos servidores da categoria, além dos bombeiros militares e policiais penais.

Isso acaba com um problema antigo que é a diferença entre ativos e inativos”, comentou o governador.

Outra demanda da polícia militar era o reajuste linear de 10% para 20%. O tema, segundo o Coronel Franciso, presidente do Clube dos Oficial, dividia opiniões, principalmente aos da ativa, por acabar reduzindo o salário por conta do imposto retido na fonte pela Receita Federal. Após a reunião de hoje ficou mantido o percentual de 10% de aumento salário, valendo a partir deste ano.

O governador também anunciou aumento de 24% no auxílio alimentação, 74,42% na hora extra no dia normal e 140,70% para datas especiais, como finais de semana e feriados. Outra melhoria, pontuou o gestor, é que os plantões serão reduzidos de 24 horas para 12 horas. “Isso vai retirar o problema do cansaço natural, de alguém ter que 24 horas”, afirmou.

As proposta serão enviadas às assembleias das categorias, que irão fazer a avaliação da nova proposta do governo. Uma nova reunião está marcada para a próxima segunda-feira (10), às 8h, com representantes das categorias.

O Estado acredita que enfim haverá consenso. Caso o impasse seja superado, o governo vai encaminhar uma Medida Provisória à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para o reajuste entrar em vigor.

Logo após a reunião, o governador usou as redes sociais para comentar sobre os avanços no diálogo com as categorias. “Todas essas medidas vão no caminho de uma construção coletiva entre o Governo do Estado e as categorias que representam os militares.Saímos de uma atraso de mais de 12 anos e colocamos a política salarial da categoria em outro patamar. Vai ficar muito mais fácil para as negociações futuras a partir da incorporação da Bolsa”, comentou.