“Os paraibanos precisam de muito mais”, afirma Veneziano, dando o tom de pré-candidato de oposição ao governo

O MDB e PT se juntam e lançam pré-candidatura de Veneziano Vital (MDB) ao governo do estado e do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) ao Senado, nesta segunda-feira (21), no Sindicato dos Bancários da Paraíba.

Foto: divulgação
"Os paraibanos precisam de muito mais", afirma Veneziano, dando o tom de pré-candidato de oposição ao governo
Foto: Angélica Nunes

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), pré-candidato ao governo da Paraíba, já deu o tom de como iniciará a pré-candidatura de oposição ao ex-aliado, o governador João Azevêdo (do Cidadania a caminho do PSB), candidato à reeleição.

Ao Conversa Política e a CBN reclamou da falta de diálogo do governo e da “lentidão” na gestão. “Eu ouço, recebo em forma de anseio popular, aquilo que é transparente. A Paraíba e os paraibanos precisam de muito mais. Havia uma expectativa em torno da gestão, em que ela se limitou, particularmente, em setores da gestão e na falta de um diálogo recorrente, na falta, até mesmo, de respeito a tantos e tantos que fazem a sociedade civil”, cravou.

No evento de lançamento da pré-candidatura, Vené repetiu o argumento que marcou o rompimento com governo e acrescentou que o MDB está unido, com exceção dos “Paulino”.

“Só houve de fato a posição (contrária) do secretário do governo do estado, Roberto Paulino, e do deputado (estadual) Raniery e que nós respeitamos e as decisões que eles vierem adotar, respeitaremos. Fora os dois citados, todos o MDB abraça a candidatura do MDB e PT juntos”, contestou.

Pré-candidato ao Senado

O ex-governador Ricardo Coutinho (PT), adversário de João desde o rompimento em 2019, foi mais ácido. Coutinho encabeça o grupo do PT que alimentou a pré-candidatura de Veneziano contra Azevêdo.

Ao Conversa Política, Ricardo afirmou que a aliança entre PT e MDB na Paraíba fortalece a candidatura de Lula no Nordeste e sinaliza, segundo ele, para mudanças no estado.

“Todas as políticas públicas que foram implantadas no meu governo foram paralisadas no governo João Azevêdo (…) Creio que a minha experiência, minha caminhada  na política, me dá autoridade, estatura e coragem para encarar esse desafio. E ajudar o Brasil a construir um novo projeto, totalmente diferente deste projeto que está em curso hoje, que é o projeto de Bolsonaro. Por isso, lanço a minha pré-candidatura hoje e lançamos a candidatura de Veneziano Vital para o governo do estado”, explanou.

No Sindicato dos Bancários, Ricardo manteve, fortemente, as críticas ao governo do ex-aliado e falou sobre sua disposição para disputar uma vaga no Senado.

Questionado sobre a inelegibilidade, Coutinho se resumiu a dizer que foi injustiçado além da “razoabilidade”. Mas não falou sobre como vai reverter a situação jurídica.

Divisão no PT da Paraíba 

Sobre o a divisão no PT, ele afirmou que a minoria está com João Azevêdo. “O melhor para Lula é a candidatura do MDB, de Veneziano, que fecha em todo Nordeste, e a nossa candidatura ao Senado, e isso é indiscutível. É preciso ampliar essa percepção, né? De alguns setores, do que é melhor para o Lula. E o melhor para o Lula é isso. Para outras pessoas é um cargo aqui, cargos acolá”, afirmou.

Quem também falou sobre a divisão no PT da Paraíba foi o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, pré-candidato a deputado estadual. Ao Conversa Política, minimizou o “racha”.

A prioridade do PT hoje é a eleição do presidente Lula e deve fazer um apelo ao partido na Paraíba e em diversos estados do Brasil onde há essa divergência para superar isso com unidade. Para a gente poder fazer uma campanha de diálogo, dentro de uma proposta de ideias”, afirmou.

"Os paraibanos precisam de muito mais", afirma Veneziano, dando o tom de pré-candidato de oposição ao governo

Lançamento de pré-candidaturas no Sindicato do Bancários

Um dos primeiros a chegar no evento de lançamento das pré-candidaturas de Veneziano e Ricardo, nesta segunda-feira (21), pela manhã foi  o ex-deputado federal Luiz Couto. Ele disse que não acredita em palaque duplo de Lula, com apoio explícito a João e Veneziano, ao mesmo tempo.

Não pode ter dois candidatos não. É um candidato que vai ter o apoio e o trabalho do PT para eleger o governador da Paraíba e esse nome é Veneziano”, cravou.

Também marcaram presença as deputadas estaduais, Estela Bezerra (pré-candidata a federal) e Cida Ramos; a ex-prefeita de Conde Márcia Lucena, ambas pré-candidatas a deputada estadual. Além do ex-deputado federal Benjamim Maranhão, sobrinho do ex-senador José Maranhão e pré-candidato a deputado estadual.

E, como antecipado pelo blog, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, enviou um vídeo, que foi exibido no telão, no qual afirmou que a Paraíba promove uma união de forças populares, “progressistas” e elogiou Veneziano.

“Homem de luta, que está sempre à frente na defesa dos interesses da Paraíba e do Brasil também, que é pré-candidato a governador pelo MDB”, disse.

"Os paraibanos precisam de muito mais", afirma Veneziano, dando o tom de pré-candidato de oposição ao governo