Bolsonaro desembarca na Paraíba nesta quinta-feira em clima de pré-campanha

No fim da manhã, participa, em Itatuba, da solenidade de entrega da primeira etapa do Canal Vertentes Litorânea. À tarde, ele vai para Gurinhém, onde inaugura uma Unidade Básica de Saúde.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) passará parte do dia de hoje (05) na Paraíba. Ele cumpre agenda oficial, administrativa, mas com todo tempero político-eleitoral. No meio da manhã, desembarca no Aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa.

No fim da manhã, participa, em Itatuba, na Região Metropolitana de Campina Grande, da solenidade de entrega da primeira etapa do Canal Vertentes Litorânea. O evento está programado para acontecer no Campo de Futebol da Melancia.

No início da tarde, ele vai para Gurinhém, a 72 km de João Pessoa. Além de Bolsonaro, quem vai participar do evento é o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que é paraibano. Eles vão inaugurar da Unidade Básica de Saúde Dr. Severino Elias de Paiva Araújo.

Na ocasião, está prevista a assinatura da portaria que institui o programa Cuida Mais Brasil. A iniciativa visa a ampliar o número de pediatras e ginecologistas no SUS.

O evento será transmitido, ao vivo, pela EBC e pelas redes sociais do Planalto.

Quem vai colar no presidente?

O deputado federal Wellington Roberto (PL) e o filho, Bruno Roberto (PL), pré-candidato ao Senado, devem figurar como anfitriões do presidente na visita. São os mais próximos politicamente do presidente, atualmente.

Mas outros políticos devem lutar para colar, presencialmente (ou no discurso), na imagem do presidente.

O comunicador Nilvan Ferreira (PL), pré-candidato ao governo, iniciou uma mobilização nas redes para que apoiadores acompanhem a visita do presidente. Cabo Gilberto, pré-candidato a federal, ainda busca um apoio declarado. Ele também tem mobilizado bolsonaristas nas redes.

Vale lembrar que, além de Bruno Roberto, outros dois pré-candidatos ao Senado defendem a reeleição do presidente: o pastor Sérgio Queiroz (PRTB) e Efraim Filho (UB). Com eleitorado fiel, a disputa pelos votos do presidente nesse “campo” é grande.

Canal Vertentes Litorânea

O empreendimento é composto por 129 quilômetros de canais e está orçado em R$ 1,4 bilhão, incluindo contrapartidas do Estado.

O Canal Adutor Vertente Litorânea foi planejado como uma das formas de aproveitamento das águas do Rio São Francisco, transpostas para o estado da Paraíba pelo Eixo Leste do Programa de Integração do Rio São Francisco. A área de influência do canal abrange mais de 30 municípios, com uma população superior a 600 mil habitantes.