TRE-PB define data e calendário das eleições para os cargos de vereador em Monte Horebe

Conforme o calendário definido na resolução do TRE-PB, definida na semana passada, os eleitores de Monte Horebe vão se desdobrar entre as eleições gerais e a suplementar.

Câmara de Monte Horebe. Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) marcou para o dia 11 de dezembro a realização de novas eleições suplementares proporcionais, para a escolha de vereadores de Monte Horebe, no Sertão da Paraíba. Eles vão substituir os nove parlamentares, todos do MDB, que tiveram seus mandatos cassados no mês passado, por descumprimento da cota de gênero nas Eleições de 2020.

Poderá participar da disputa, o partido que, até seis meses antes do pleito, tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral e possua, até a data da convenção, órgão de direção constituído no município, de acordo com o respectivo estatuto.

Conforme o calendário definido na resolução do TRE-PB, definida na semana passada, os eleitores de Monte Horebe vão se desdobrar entre o processo eleitoral das eleições gerais (para presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais) e a eleição suplementar.

As convenções, para a escolha de candidatos, serão realizadas no período de 28 de setembro a 14 de outubro.

Os partidos políticos poderão solicitar ao Juiz Eleitoral o registro de seus candidatos até as 19 horas do dia 24 de outubro.

A propaganda eleitoral somente é permitida a partir do dia 25 de outubro. Nesse período, já terá chegado ao fim as eleições 2022.

Ainda conforme resolução do TRE-PB, a eleição será realizada por meio do sistema eletrônico de votação e apuração. O pleito será conduzido pela 40ª Zona Eleitoral (São José de Piranhas/PB).