Opinião: Pec dos Benefícios é uma “mega compra de votos” institucionalizada

O que o governo federal está fazendo, com aval de um Congresso turbinado com verbas secretas, é distribuir dinheiro, por meio de um banco público, a olho nu, de olho nos votos de outubro. Tudo “legalizado”. 

A Proposta de Emenda a Constituição (Pec) que amplia os benefícios sociais, a menos três meses da eleição, com duração de 5 meses, é uma espécie de “mega” compra de votos institucionalizada.

A matéria passou pelo Congresso e será promulgada.

Vale lembrar que não há dúvidas da necessidade da população e da carência de políticas públicas que auxiliem os mais vulneráveis, rapidamente, mas de maneira permanente e com planejamento.

O cenário não é ruim de agora. Porém, da forma que está sendo feito, só cego não vê a intenção, que não tem como espinha dorsal a sensibilidade social.

Aliás, o presidente não seria tão sensível se estivesse à frente das pesquisas. Todos sabemos. Foca na mudança rápida de voto no Norte, Nordeste e nos cinturões de pobreza das metrópoles Brasil afora.

O que o governo federal está fazendo, com aval de um Congresso turbinado com verbas secretas, é distribuir dinheiro, por meio de um banco público, a olho nu, de olho nos votos de outubro. Tudo “legalizado”.

Na conta, todos ganhando, sob a justificativa de que todos, agora, estão sensíveis às dores financeiras dos miseráveis, pobres e “novos” pobres.

A forma que a Pec chegou e no tempo que tramita, com suas intenções, deve ser condenada agora e em qualquer governo de esquerda e direita.

Imagina se os governadores, pré-candidatos à reeleição, resolvessem usar a base nas Assembleias para aprovar projetos parecidos a 90 dias da disputa?

Nesse caso, são R$ 200 a mais na conta de quem é cadastrado no Auxílio Brasil, dinheiro para caminhoneiro, taxista, vale para quem não consegue comprar o gás, gratuidade no transporte coletivo e outras benesses.

Para legalizar a distribuição de dinheiro, que não cai de um helicóptero, mas é como se fosse, usou o artifício da decretação de emergência. Drible em várias leis, entre elas a eleitoral, para dar base normativa à mega compra de votos.

Estima-se R$ 41 bilhões até dezembro: o maior “derrame” de dinheiro em período eleitoral da história. Pelo menos nesse formato, às claras.

Bolsonaro faz um “golaço” e dá aula para os maiores populistas do mundo. É a cartada para ganhar a eleição e não precisar dar um golpe.

Foi tão habilidoso que conseguiu emparedar até a oposição que, com medo de perder votos, aceitou a “pressão” e avalizou o estelionato eleitoral em larga escala: “ou vota a favor dos benefícios, ou será malhado em praça pública, às vésperas da eleição”.

Quem arriscou não aceitar ? Aqui na Paraíba, apenas Frei Anastácio (PT).

Ao menos, as medidas dão um alento durante cinco meses a quem, de fato, está desesperado. São cinco meses a menos de penúria. Bolsonaro aposta que com as medidas ganha a eleição. Não duvido.

Mas aposto que depois que passar a eleição a sensibilidade social irá embora com o ano de 2022.