Sindicato dos Jornalistas da PB e Amidi repudiam críticas Pedro Cunha Lima à “parte da imprensa” da Paraíba

Em nota, o presidente do Sindicato do Jornalistas da Paraíba afirmou que foi uma declaração extremamente infeliz e feita lamentavelmente para a juventude. 

As críticas que o candidato ao governo da Paraíba, Pedro Cunha Lima (PSDB), tem feito à imprensa paraibana, ou melhor, uma parte dela, não são novas. Nos últimos debates, entrevistas e sabatinas da pré-campanha, tem repetido que parte dos jornalistas do estado são pagos pelo governo da Paraíba para “blindar” , não falar mal o governador João Azevêdo (PSDB).

Ontem (11), na SabaTEEna Politizades, promovida pela Rede Paraíba de Comunicação, transmitida pelo Jornal da Paraíba, voltou a tocar no tema. O candidato disse:

O atual governo gastou em publicidade 33 milhões (R$). Eu respeito muito […] o jornalismo sério, a imprensa que faz o seu papel, mas quando você estiver escutando um programa de rádio, quando você acesse um blog político na Paraíba existe uma boa chance, e eu lamento muito por isso, que o que tá sendo dito ali, o que sendo escrito ali, sendo pago com nosso dinheiro, com dinheiro público para blindar o governador. Eu não ô querendo te desrespeitar João, eu atacando aqui um modelo”

Nessa última fala, no evento com jovens estudantes, a crítica ganhou uma proporção muito maior do que nos outros momentos, chamou atenção e foi repudiada pelo Sindicato do Jornalistas da Paraíba, com subscrição da Federação Nacional, e Amidi – Associação das Mídias Digitais do Estado. As entidades pediram retratação do candidato Pedro Cunha Lima.

Em nota, o presidente do Sindicato de Jornalistas da Paraíba afirmou que foi uma declaração extremamente infeliz e feita lamentavelmente para a juventude.

Repudiamos essa pecha e ressaltamos que nossos profissionais são éticos, talentosos e competentes. Em toda profissão há bons e maus representantes, mas não é justo, a pretexto de criticar um adversário ou sua conduta, tentar desqualificar toda uma categoria”, explicou o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Land Seixas.

A Associação de Mídia Digital lamentou e repudiou o que chamou de “equivocadas e genéricas falas do deputado federal e pré-candidato ao governo, Pedro Cunha Lima, contra a imprensa paraibana”.

Na nota, a Amidi afirmou que é temeroso que em dias atuais, diante de tantas ameaças ao nosso sistema democrático, a sociedade se deparar com declarações como as do candidato ao governo da Paraíba e pediu que houvesse retratação

“Os jornalistas e veículos de comunicação merecem respeito, pois desenvolvem um trabalho necessário e prestam diariamente serviço à população. Por mais que o conteúdo não o agrade, o parlamentar e homem público precisa respeitar e conviver com o contraditório”, destaca a nota.

Após a repercussão do caso, Pedro Cunha Lima, através de sua assessoria, divulgou nota em que afirma que defende a liberdade de imprensa e o respeito ao exercício profissional do jornalismo. “O deputado federal Pedro Cunha Lima defendeu enfaticamente a liberdade de imprensa como pilar básico da democracia. Defendeu também o respeito ao exercício do jornalismo, sobretudo dos profissionais que atuam com independência”, diz a nota.

Abaixo notas na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO DA FEDERAÇÃO E SINDICATO DOS JORNALISTAS 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba repudia as declarações do candidato ao Governo da Paraíba, Pedro Cunha Lima (PSDB), feitas durante um evento voltado ao diálogo com a juventude paraibana na tarde desta quinta-feira, 11, em uma casa de recepções em Cabedelo.

Para aquele público que está formando sua opinião sobre diversos temas, Pedro Cunha Lima colocou “boa parte” da imprensa paraibana sob suspeição. Sem citar nomes, ele atacou jornalistas e empresas de comunicação que, na opinião do tucano, seriam custeados pelo dinheiro público para “blindar” um de seus oponentes na corrida pelo Palácio da Redenção.

“Foi uma declaração extremamente infeliz do candidato. Além disso, foi feita lamentavelmente para a juventude que ficará, a depender do que ouviu de Pedro Cunha Lima, com restrições ao trabalho da imprensa paraibana. Repudiamos essa pecha e ressaltamos que nossos profissionais são éticos, talentosos e competentes. Em toda profissão há bons e maus representantes, mas não é justo, a pretexto de criticar um adversário ou sua conduta, tentar desqualificar toda uma categoria”, explicou o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Land Seixas.

A entidade espera uma retratação do candidato Pedro Cunha Lima ou, em caso contrário, que ele cite nominalmente quem seriam os comunicadores que receberiam verba pública para falar bem de quem quer que seja, eliminando assim a suspeição que espalhou sobre todos e que merece nosso veemente repúdio.

A DIRETORIA

NOTA DA AMIDI 

A Associação de Mídia Digital (Amidi) lamenta e repudia as equivocadas e genéricas falas do deputado federal e pré-candidato ao governo, Pedro Cunha Lima, contra a imprensa paraibana, durante evento realizado, na quinta-feira (11), na Paraíba.

A imprensa livre é um dos pilares da democracia. Criticar a atuação do jornalista, tentar calar ou desqualificar o que é publicado é uma característica dos regimes totalitários.

É temeroso que em dias atuais, diante de tantas ameaças ao nosso sistema democrático, nos deparemos com declarações como as do candidato ao governo da Paraíba, o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB). Ele atacou jornalistas e empresas de comunicação que, na opinião do tucano, seriam custeados pelo dinheiro público para “blindar” um de seus oponentes na corrida pelo Palácio da Redenção.

O deputado foi infeliz em sua declaração e deveria se retratar. Os jornalistas e veículos de comunicação merecem respeito, pois desenvolvem um trabalho necessário e prestam diariamente serviço à população. Por mais que o conteúdo não o agrade, o parlamentar e homem público precisa respeitar e conviver com o contraditório.

Importante destacar que a imprensa livre e destemida foi responsável por denunciar e criticar um período muito sombrio da nossa história: a ditadura militar. Regime esse que cassou o mandato de vários parlamentares, entre eles o de Ronaldo Cunha Lima, avô do candidato.

Repudiamos a fala do candidato Pedro Cunha Lima e reafirmamos a importância da imprensa. Aos jovens, que escutaram a infeliz declaração do candidato, pedimos que continuem acreditando e confiando nos jornalistas profissionais e veículos de comunicação, fundamentais para o direito à informação, ao Estado Democrático de Direito, ao combate à injustiças e ao autoritarismo e na sustentação da democracia.

Luiz Fábio Targino
Presidente em exercício