CONVERSA POLÍTICA
Adeus a Maranhão: familiares e autoridades se despedem do senador no Palácio da Redenção
Publicado em 09/02/2021 às 18:16 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:13
Por ANGÉLICA NUNES E LAERTE CERQUEIRA
O velório do senador José Maranhão (MDB) teve início por volta das 16h40 desta terça-feira (9), em solenidade no Palácio da Redenção, em João Pessoa. Com honrarias de chefe de estado, o corpo do paraibano, morto nesta segunda-feira (8), em São Paulo, por complicações da covid-19, foi conduzido em carro do Corpo de Bombeiros até o local do velório para o início das despedidas de familiares, amigos e simpatizantes do político.
No Palácio, além da viúva, a desembargadora Fátima Bezerra, e outros parentes, também estão presentes o governador João Azevêdo, o vice-prefeito da capital, Léo Bezerra (representando o prefeito Cícero Lucena, que está em Brasília), e o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, além de outras autoridades.
Para João Azevêdo, o legado de obras que ele deixou ao longo de três mandatos à frente do governo da Paraíba é o que ele deixará de herança para o estado. "Se hoje tem uma duplicação de João Pessoa a Campina Grande, todo mundo tem que lembrar que foi no governo dele", destacou.
O saguão do Palácio foi aberto ao público às 16h55, quando as pessoas começaram a entrar para ver o corpo e se despedir. Este foi um desejo incluído no protocolo pela viúva, segundo ele, para que o povo pudesse dar o último adeus ao político.
Cortejo fúnebre
O caixão com corpo de Maranhão desembarcou no hangar do Estado no Aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa, às 15h, desta terça-feira (9), vindo de São Paulo, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). De lá foi conduzido em marcha fúnebre por cadetes da Academia da Polícia Militar do Cabo Branco até o Palácio da Redenção.
Após o velório no Palácio, o caixão partirá no carro do Corpo de Bombeiros para uma breve parada em frente à sede do MDB, na Avenida Duarte da Silveira, e também em sua residência no bairro Altiplano, onde se fará um momento de silêncio em sua homenagem.
Após as duas paradas, o cortejo de carros retorna à BR-230 para seguir a Araruna, terra natal de José Maranhão, onde o corpo será velado durante a noite na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. O sepultamento está previsto para as 10h desta quarta-feira (10), no Cemitério Municipal.
Comentários