CONVERSA POLÍTICA
Governo adia início do curso de formação e revolta concursados da Polícia Civil da Paraíba
A aula inaugural do curso de formação policial na Academia de Ensino da Polícia Civil (Acadepol) da Paraíba, que estava prevista para esta sexta-feira (21), foi cancelada pelo governo.
Publicado em 20/04/2023 às 10:09 | Atualizado em 20/04/2023 às 11:38
A aula inaugural do curso de formação policial na Academia de Ensino da Polícia Civil (Acadepol) da Paraíba, que estava prevista para esta sexta-feira (21), foi cancelada pelo governo. A nova data para início do treinamento da Acadepol ainda não definiu pelo estado.
O Conversa Política obteve informação de que o evento seria realizado inicialmente, no Espaço Cultural, mas o local estava reservado para outro evento, e que não haveria outros locais disponíveis em João Pessoa, com capacidade para ao menos 400 pessoas.
A decisão prejudica concursados da polícia civil da Paraíba que residem em outros estados e haviam programado a mudança para o estado com a expectativa de iniciar o processo de formação acadêmica para assumir o cargo público posteriormente.
"Todo mundo morando aqui já [...] E até dos que ja moram aqui, como eu, que já to exonerado do meu cargo [...] eles falam que nao afeta o cronograma da Acadepol, só que ninguém sabe que cronograma é esse, pois sequer chegou para nós", afirmou um dos aprovados ao Coversa Política.
O edital de convocação para matrícula na primeira turma do Curso de Formação Policial dos aprovados no concurso da Polícia Civil da Paraíba foi divulgado no último dia 17 de março. Nesta chamada, foram convocados 535 candidatos classificados.
Um segunda chamada foi publicada no dia 5 de abril. Todos tiveram até o dia 10 de abril para efetuar a inscrição para o curso de formação e passaram a aguardar o início das aulas.
Revolta dos concursados
Nas redes sociais da PC da Paraíba, muitos manifestaram indignação com a mudança da data.
"Uma completa falta de respeito com quem teve que se programar para estar em João Pessoa para a aula do dia 21. Sentimos, enquanto aprovados, um descomprimisso (sic) e descaso com todos. Isso é revoltante! A previsão, para 2023, eram de 3 turmas. Em meados mês de maio, sequer, temos um curso de formação iniciado. Sequer temos um cronograma. A ideia é formar 1 turma por ano? Sejam transparentes. Exigimos respeito!", publicou um dos afetados com a decisão.
"1 ano e meio de enrolação e ainda estão fazendo ajustes.... Falta de respeito e compromisso com os candidatos, com a sociedade e com a Segurança Pública....", desabafou outro usuário, no Instagram.
Veja mais postagens:
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Polícia Civil da Paraíba (@pcparaiba)
A assessoria da PC da Paraíba informou que a mudança foi por motivo de ajustes administrativos-organizacionais, mas não afetará o cronograma principal já construído para as aulas na Acadepol.
Bolsa remuneratória
Os convocados para a primeira turma do curso de formação na Acadepol têm direito a uma bolsa remuneratória. O candidato matriculado no curso de formação policial tem direito, durante esse curso, a uma bolsa remuneratória no valor mensal de 50% da remuneração do cargo pretendido.
O dinheiro tem por objetivo cobrir despesas com a hospedagem, a alimentação, o material didático e o uniforme completo, exigido pela Academia de Ensino da Polícia Civil.
Em postagem nas redes sociais, a Acadepol informa que os concursandos devem se cadastrar para receberem a bolsa remuneratória a que têm direito, durante o curso de formação. Esse cadastro é feito de forma online, no site da Academia, e terá início no dia 24 de abril.
Abaixo, segue a documentação necessária:
1- Ficha do eSocial preenchida (a ser fornecida);
2- Cópia da Carteira de Identidade (RG) ou RNE para estrangeiros;
3- Cópia do registro profissional emitido pelo órgão de classe;
4- Cópia do CPF (com comprovante de situação cadastral - ver no site da Receita Federal);
5- Cópia do CPF dos filhos maiores de 3 anos;
6- Cajo haja, atestado de invalidez dos filhos de qualquer idade;
7- Cópia do cartão de vacinação dos filhos menores de 7 anos;
8- Comprovante de frequência escolar dos filhos maiores de 7 anos para o caso de salário-família;
9- Cópia da CNH, no caso em que a profissão demande o trabalho com veículos;
10- Foto 3X4;
11- Cópia do Título de Eleitor;
12- Cópia da Reservista (apenas para candidatos do sexo masculino até 45 anos);
13- Pis ou Pasep:
13.1- Pis: Comprovante da Caixa Econômica;
13.2- Pasep: Comprovante do Banco do Brasil;
14- Cópia do comprovante de escolaridade;
15- Cópia do comprovante de residência;
16- Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
17- Comprovante de dados bancários (conta e agência) exclusivamente do Bradesco.
Comentários