icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Entrevista na CBN Paraíba: Adjany quer a revisão da dívida pública do estado

A proposta foi apresentada em entrevista na CBN Paraíba, a apresentadora Carla Visani e os jornalistas Angélica Nunes e Carla Arantes. 

Publicado em 23/09/2022 às 11:28


                                        
                                            Entrevista na CBN Paraíba: Adjany quer a revisão da dívida pública do estado

A candidata ao governo da Paraíba pelo Psol, Adjany Simplício, defende a reavaliação da dívida pública do estado para, após uma revisão, liberar recursos que devem ser aplicados em políticas públicas. Ela propõe diminuição das parcelas para que sobre dinheiro para ações efetivas, que beneficiem o cidadão.

A proposta foi apresentada em entrevista na CBN Paraíba, a apresentadora Carla Arantes e os jornalistas Angélica Nunes e Carla Arantes.

Na conversa, defende mais transparência e mais clareza com relação aos benefícios que os incentivos fiscais trazem para o estado.

A perda de receitas chega, segundo ela, a R$ 3 bilhões  e o governo não deixa claro os ganhos do estado na geração de emprego e renda, por exemplo.

De acordo com a candidata, é necessário focar nas pequenas e médias empresas que são as que mais empregam. Mais de 70% da mão de obra. Entre as alternativas, usar recurso para financiar agricultores, oferecer créditos para empreendedores.

Privilegiar os menores investimentos (empreendimentos), porque eles, de imediato, chegam muito mais rápido na população, em benefício", afirmou.

Segurança Pública

Candidata afirmou que é preciso fazer o reconhecimento e a valorização das Forças de Segurança, mas requalificando os integrantes, focando numa relação de confiança com a sociedade, na perspectiva do respeito aos direitos humanos.

Lembrou, ainda, que é preciso valorizá-los para que os agentes possam ter dignidade ao se aposentar ou quando precisam de uma licença para cuidar da saúde.

Na zona rural, Adjany quer mais estrutura com viaturas, polícias de cavalaria, postos policiais porque é um pedido permanente de quem vive no campo.

Além disso, melhorar a comunicação dessa população rural com as autoridades e fortalecer a inteligência para dar uma resposta diferenciada.

UEPB e Educação

Sobre a relação de um eventual futuro governo com a UEPB, Adjany fez críticas ao repasse do duodécimo feito pelo governo, porque não planejou o crescimento da Universidade. "O financiamento não atende a quantidade de alunos e o tamanho que a UEPB tem hoje", afirmou.

Ela afirmou que, se eleita, vai garantir o repasse, revisão nos Planos de Carreira e garantir que todos os compromissos com a ADUEPB serão cumpridos, com clareza das limitações.

Adjany falou ainda sobre as escolas de tempo integral e as mudanças que acredita que precisavam ser feitas para melhorar a gestão escolar.

Entre elas, a reativação das eleições para escolha dos diretores, modelo que, segundo a candidata, foi destruído pelo ex-governador Ricardo Coutinho. E, ainda, o fortalecimentos dos Conselhos de Educação para que sejam instâncias de permanente fiscalização e na busca da melhoria dos indicadores.

Juventude

Simplício defendeu a ampliação dos modelos de bolsas para jovens, entre eles, os que praticam esportes. E o fortalecimento dos espaços de tecnologia e inovação para construir ambientes de crescimento profissional.

Saúde

Para saúde, Adjany quer a criação de casas de parto pelo estado, ampliar a participação de doulas e fortalecimento de hospitais regionais. A socialista defende o uso de tecnologia como ferramenta para evitar que as pessoas deem viagem perdida quando estão em tratamento.

Na entrevista falou ainda sobre o posicionamento do Psol em relação ao apoio que está sendo dado ao ex-presidente Lula, candidato à Presidência pelo PT. Veja a entrevista, na íntegra, com outras propostas apresentadas.

Imagem ilustrativa da imagem Entrevista na CBN Paraíba: Adjany quer a revisão da dívida pública do estado

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp