icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Adjany Simplicio defende desapropriar imóveis abandonados para reduzir déficit habitacional

A declaração foi dada durante entrevista às TVs Cabo Branco e Paraíba, no JPB 1ª edição, neste sábado (17).

Publicado em 17/09/2022 às 13:04


                                        
                                            Adjany Simplicio defende desapropriar imóveis abandonados para reduzir déficit habitacional
Foto: Felipe Lima/TV Cabo Branco

A professora Adajny Simplicio, candidata ao governo da Paraíba pelo PSOL, defendeu a desapropriação de imóveis abandonados como estratégia para redução do déficit habitacional. A declaração foi dada durante entrevista às TVs Cabo Branco e Paraíba, no JPB 1ª edição, neste sábado (17), último dia da série de entrevistas das TVs Cabo Branco e Paraíba, no JPB1, com candidatos ao governo da Paraíba.

Adjany disse que o estado deve desapropriar imóveis abandonados para que eles cumpram a sua função social. "A função social do imóvel é habitação. Se o Estado sabe disso, pode tomar uma providência e transformar o imóvel (vazio) em um projeto de habitação (...). É necessário encarar esse problema e produzir soluções para ele", afirmou.

A candidata também falou sobre a gestão de equipamentos públicos como a Cagepa. Segundo ela, a ampliação do acesso da população à água é fundamental e já deveria ter sido atingida, se já tivesse sido encarada com seriedade pelo atual governo. "A gente entende que a água tem que chegar para as pessoas como prioridade", defendeu, também ponderando que é preciso tomar conhecimento da dimensão do problema para averiguar a necessidade da participação da iniciativa privada, como pretende o governo João Azevêdo (PSB).

Educação

Professora da rede pública municipal de João Pessoa, Adjany Simplicio afirmou que educação será sua prioridade, caso seja eleita ao governo. A candidata criticou a atual gestão por não respeitar as diretrizes do Plano Nacional da Educação e não cumprir várias metas presentes nele, como o enfrentamento ao analfabetismo, e prometeu desenvolver um plano estadual para a área com a participação dos atores no processo, como professores, pais e alunos.

Ainda na área da Educação, a candidata sugeriu que sejam criadas algumas ferramentas de diálogo para melhoria da prestação do serviço público, como "um canal para que estudantes possa fazer denúncia se a merenda não está sendo bem servida".

Saúde

A candidata, que tem feito críticas a gestão da saúde no estado, também apresentou suas propostas para a pasta caso seja ela. Adjany defende que o dinheiro público seja investido exclusivamente na gestão pública

A candidata entende que os investimentos sejam feitos de forma direta nos equipamentos públicos. "Se tá faltando equipamento ou insumo, que seja comprado de forma direta. Tem circunstâncias provisórias, mas é necessário ter um plano de fortalecimento da rede de atendimento, de trazer esses aparelhos para o SUS, dinheiro público investido no setor público", comentou.

A candidata também comentou sobre um projeto incluído em seu programa de governo que é a criação de um hospital de trauma do Sertão, o mesmo que sendo prometido por outros candidatos sem explicar muito bem como ele deve ser mantido após concluído. Ela disse que há uma luta nacional para revogação da emenda que limita o teto de gastos com saúde e educação. "Outro caminho é trazer o orçamento público para ser debatido com a população. Se tem um teto, que seja de conhecimento da população e que ela decida quais as prioridades. Penso que a Paraíba ainda não experimentou essa possibilidade de aplicação dos recursos", comentou.

Imagem ilustrativa da imagem Adjany Simplicio defende desapropriar imóveis abandonados para reduzir déficit habitacional

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp