CONVERSA POLÍTICA
Aguinaldo Ribeiro e capacidade de circular (e influenciar) na esquerda, no centro ou na direita...
Aguinaldo é pragmático e decide no seu tempo. Quem quiser que espere e assuma as consequências dessa sua forma de agir.
Publicado em 04/02/2022 às 11:28 | Atualizado em 04/02/2022 às 12:06
O gesto do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) levando (ou acompanhando ) o governador João Azevêdo (Cidadania) a uma reunião com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, preposta do ex-presidente Lula (PT), foi considerado de um grande apoiador do governador da Paraíba.
João, como todos sabem, quer muito legitimar a imagem de proximidade com o ex-presidente, com o petista no palanque ou não. Panfletos com fotos juntos já valeriam muito. Sem outro nome (de presidente) possível, Lula e a popularidade são fundamentais e a única opção nacionalmente de JA.
A visita também foi vista por muitos como um sinal de que Azevêdo escolheu Aguinaldo e não Efraim Filho (DEM) para disputar a vaga ao Senado Federal. Até pode ser. Pode ser tudo isso.
Mas o que nunca está no campo da dúvida é a capacidade de Aguinaldo de ficar onde o poder e a influência se instala. O parlamentar federal, do seu jeito, calmo e polido, passou o recado que precisava: está com Lula na Paraíba, onde quer que ele esteja, com quem ele esteja, inclusive com João.
Outra questão. Não há necessidade de lembrar o passado. Do voto a favor do impeachment de Dilma, por exemplo, nem do apoio ao governo Temer. O que vale é o futuro contra o autoritarismo.
Mas não custa lembrar que apesar dessa relação próxima com o lulopetismo, agora, o partido de Aguinaldo sustenta o bolsonarismo, também agora.
Esse passeio por vários campos só é possível porque o deputado federal paraibano tem um valor agregado. Soube construir isso. Tem capacidade de circular, de abrir portas, de conseguir recursos e, por isso, apoio de muitos prefeitos Paraíba adentro.
Na prática, tem argumento para se beneficiar com emendas negociadas por ele e seu partido em Brasília e, ao mesmo tempo, fortalece o partido adversário do governo. Gestão que financia sua influência.
Aguinaldo é pragmático e decide no seu tempo. Quem quiser que espere e assuma as consequências dessa sua forma de agir.
É criticado nos gabinetes e jantares porque pode parecer uma pessoa não confiável. Mas basta precisar dos serviços dele para todo mundo esquecer desse jeito camaleônico...
Será o candidato a senador de João, se o cenário for favorável. Mas pode ser o candidato a deputado federal de Lula, se valer a pena. Ou, se o mundo girar, e Lula achar que cabe, pode até ser candidato ao Senado do virtual pré-candidato ao governo, Veneziano (MDB). Quem sabe? Lula sabe que precisa, se eleito, governar com parlamento. Aguinaldo sabe bem como "ajudar".
Aguinaldo estará onde houver garantia de vitória e boas perspectivas de poder. Da esquerda, no centro ou na direita. Não é futorologia, o #tbt político comprova.
Comentários