CONVERSA POLÍTICA
Aguinaldo Ribeiro volta à liderança da Maioria na Câmara Federal
Essa será a segunda vez que o deputado Aguinaldo Ribeiro vai ocupar o cargo. A primeira foi entre 2019 a 2021.
Publicado em 24/03/2023 às 7:52
O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) foi oficializado nesta quinta-feira (23) como líder da Maioria na Câmara dos Deputados. Essa será a segunda vez que o parlamentar paraibano vai ocupar o cargo. A primeira foi entre 2019 a 2021.
Nas redes sociais, o paraibano falou que pretende contribuir com o desenvolvimento do país.
“Recebo essa missão com grande honra e o compromisso de trabalhar incansavelmente pelo progresso do nosso país, da nossa amada Paraíba e dos interesses do povo brasileiro. Vamos nos empenhar nos debates necessários para que possamos avançar! Posso dizer, ainda, que com certeza farei o meu melhor para representar e lutar pelas demandas da nossa população. Eu acredito que juntos podemos superar os desafios e construir um futuro com mais desenvolvimento”, disse Aguinaldo.
Atualmente, o deputado exerce a relatoria da reforma tributária na Câmara dos Deputados e esteve na liderança da Maioria do Congresso Nacional. reforma deve unificar impostos sobre o consumo, inclusive o ICMS, estadual, e o ISS, municipal, no Imposto sobre Valor Agregado.
Função dos líderes
Além de nortear a discussão e a votação de propostas, os líderes acumulam uma série de atribuições importantes. No Plenário, cabe ao líder orientar a bancada quanto ao voto; falar pela bancada no período destinado às comunicações das lideranças; e inscrever integrantes da bancada no horário destinado às comunicações parlamentares.
Nas comissões, os líderes têm a prerrogativa de encaminhar as votações e pedir a verificação do quórum para validar uma determinada votação, mesmo que não seja integrante da comissão.
Também compete aos líderes registrar os candidatos do partido ou bloco para concorrer aos cargos da Mesa Diretora; e indicar os parlamentares para compor as comissões e, a qualquer tempo, substituí-los. São eles ainda que indicam os candidatos a presidente das comissões a que tem direito seu partido/bloco.
Comentários