CONVERSA POLÍTICA
Aliado de Hugo Motta é alvo de operação da PF sobre fraude no INSS
Juscelino do Peixe é suplente de deputado estadual pelo Republicanos.
Publicado em 13/11/2025 às 17:10

O suplente de deputado estadual Juscelino do Peixe (Republicanos), segundo reportagem de UOL, foi um dos alvos da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (13), que investiga um esquema bilionário de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS.
O paraibano é integrante da CBPA (Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura), entidade investigada por suspeita de fraudes contra aposentados e por fraudes no seguro-defeso, benefício pago a pescadores artesanais.
Juscelino é aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), e assumiu temporariamente o mandato na Assembleia Legislativa em dezembro de 2023, após licença da deputada Francisca Motta (Republicanos).
Em 2016, atuou como superintendente da Pesca, no governo Dilma Rousseff, segundo o UOL, por indicação de Hugo Motta, então deputado federal pelo MDB.
Operação Sem Desconto
A operação é uma ação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) e faz parte de uma série de investigações sobre fraudes no sistema previdenciário.
Ao todo, foram cumpridos 63 mandados de busca e apreensão, 10 de prisão preventiva e outras medidas cautelares em 16 estados e no Distrito Federal. A Paraíba está entre os estados onde houve cumprimento de mandados.
De acordo com a Polícia Federal, o esquema consistia em descontos mensais indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas, como se fossem contribuições para associações de aposentados, o que nunca havia sido autorizado pelos beneficiários.
Entre os crimes investigados estão inserção de dados falsos em sistemas oficiais, formação de organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de ocultação e dilapidação patrimonial.

Comentários