CONVERSA POLÍTICA
Em votação apertada, ALPB aprova título de cidadão paraibano para Bolsonaro
A proposta é de autoria dos deputados Wallber Virgolino e Cabo Gilberto, ambos do PL do presidente.
Publicado em 27/12/2022 às 12:23 | Atualizado em 28/12/2022 às 7:36
Após intenso debate, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (27), a concessão do título de cidadão paraibano ao presidente Jair Bolsonaro (PL). A proposta é de autoria dos deputados Wallber Virgolino e Cabo Gilberto, ambos do PL.
Como muitos parlamentares, contrários e a favor do projeto, se inscreveram para falar, o presidente da Casa, Adriano Galdino (PSB), selecionou alguns para o debate.
Wallber Virgolino iniciou a discussão, ironizando alguns parlamentares que se insurgiram contra a proposta, como Jeová Campos e Chió. “O amor venceu o ódio?”, provocou. Segundo ele, o que deve ser analisado é o que Bolsonaro fez pela Paraíba e defendeu que o presidente investiu no estado muito mais do que Lula quando presidiu o país.
A deputada Pollyanna Dutra (PSB) foi convocada para fazer o contraponto e negou que Bolsonaro tenha feito alguma contribuição ao estado. “Ele fez um desmonte de atividades que antes funcionavam no Brasil”, comentou. A parlamentar também acusou Bolsonaro de má gestão na saúde, deixando as vacinas vencerem, por exemplo, e de xenofobia com os nordestinos e venezuelanas.
Cabo Gilberto cobrou reciprocidade, já que a AL aprovou o título de cidadão paraibano para Lula, segundo ele, “condenado em três instâncias”. Cida Ramos (PT) lamentou que o deputado não conseguiu relatar a verdade e disse que a Casa não pode dar uma honraria a um “fascista” como Bolsonaro.
Votação apertada
A matéria foi aprovada com 12 votos favoráveis e 11 contrários, além de três abstenções. Outros 10 parlamentares estavam ausentes à sessão ordinária. (confira ao final da matéria o placar)
Um das surpresas foi a decisão do presidente Adriano Galdino de se abster da votação. Embora seja eleitor declarado de Lula, ele alegou “respeito à instituição presidente da República". Ele foi seguido por Buba Germano (PSB) e Dr. Érico (Cidadania).
VOTARAM SIM
Anderson Monteiro (MDB)
Cabo Gilberto (PL)
Camila Toscano (PSDB)
Wallber Virgolino (PL)
Tarciano Diniz (União)
Jane Panta (PP)
Drª Paula (PP)
Felipe Leitão (PSD)
Galego de Souza (PP)
Jutay Menezes (Republicanos)
Moacir Rodrigues (PL)
Tovar (PSDB)
VOTARAM NÃO
Anísio Maia (PSB)
Edmilson Soares (PSB)
Chió (Rede)
Cida Ramos (PT)
Doda de Tião (PTB)
Estela Bezerra (PT)
Inácio Falcão (PCdoB)
Jeová Campos (PT)
Pollyanna Dutra (PSB)
Ricardo Barbosa (PSB)
Wilson Filho (Republicanos)
ABSTENÇÃO
Adriano Galdino (Republicanos)
Buba Germano (PSB)
Dr. Érico (Cidadania)
AUSENTES
Bosco Carneiro (Republicanos)
Branco Mendes (Republicanos)
Caio Roberto (PL)
Hervázio Bezerra (PSB)
Eduardo Carneiro (SD)
João Gonçalves (PSB)
Junior Araújo (PSB)
Manoel Ludgério (PSD)
Raniery Paulino (Republicanos)
Tião Gomes (PSB)
Comentários