icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Alvo da Operação Calvário, Lotep poderá ser explorada pela iniciativa privada

Publicado em 20/02/2021 às 10:31 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:13

Por ANGELICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Alvo de investigações no âmbito da Operação Calvário, a Loteria do Estado da Paraíba (Lotep) será entregue à exploração da iniciativa privada. A previsão está em um novo decreto, publicado pelo governador João Azevêdo (Cidadania) no Diário Oficial do Estado deste sábado (20).

A exploração da loteria estadual foi autorizada em outubro do ano passado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que entendeu que a União não detém monopólio na exploração, embora detenha a competência privativa para legislar sobre a matéria. A questão é que um decreto de 1967 impedia a criação de novas loterias estaduais e expansão das já existentes, mas os ministros, como Gilmar Mendes, entenderam que tal situação retira dos estados significativa fonte de receita.

E foi com base nessa decisão que João editou o decreto, permitindo assim que a Lotep desenvolva serviço público estadual de exploração de atividades lotéricas no território paraibano, direta ou indiretamente.

Como fica

Na hipótese de concessão do serviço público de loterias estadual à iniciativa privada, incumbe à Lotep a fiscalização da respectiva exploração, a fim de garantir o permanente cumprimento das obrigações contratuais assumidas, sobretudo a integridade da distribuição da premiação anunciada e a exatidão dos pagamentos da remuneração devida ao Estado da Paraíba.

No caso da exploração direta do serviço público de loterias estadual, as empresas fornecedoras de infraestrutura e de solução tecnológica, poderão ser contratadas mediante legislação vigente que regulamente esses procedimentos.

O serviço público que perfaz a exploração de atividades lotéricas serão: loteria tradicional ou convencional; loteria instantânea; sistema lotérico em linha e em tempo real; loteria especial (permanente ou eventual); loteria mista; loteria de prognóstico numérico; e as apostas de quota fixa.

Calvário

O funcionamento da Lotep entrou no radar do Gaeco/MP após denúncias de que ela faria parte de um grupo de empresas utilizadas para lavar dinheiro por meio de “laranjas”, a exemplo das organizações sociais ligadas a saúde e a educação, investigadas em fases anteriores da Calvário. De acordo com o MP, o esquema teria sido formado entre Coriolano Coutinho, irmão do ex-governador Ricardo Coutinho, apontado por um delator como o controlador da Lotep. O contrato com o Paraíba de Prêmios perdeu a validade em 12 de janeiro do ano passado.

Imagem ilustrativa da imagem Alvo da Operação Calvário, Lotep poderá ser explorada pela iniciativa privada

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp