Anitta, Juliette e outros famosos fazem campanha para jovens tirarem título de eleitor

A mobilização tem foco principal nos eleitores que completam 16 ou 17 anos até o dia 2 de outubro, data do primeiro turno. Esse público tem voto facultativo e para participar do pleito precisa solicitar o documento até 4 de maio.

Foto: divulgação
Anitta, Juliette e outros famosos fazem campanha para jovens tirarem título de eleitor
Foto: divulgação

A cantora Anitta aderiu à campanha da Justiça Eleitoral para que jovens regularizem sua situação eleitoral. Em uma série de postagens nas redes sociais, a dona do hit ‘Envolver’ cobrou que os jovens entre 16 a 18 anos e quem ainda não têm título de eleitor procure regularizar a documentação para votar nas eleições presidenciáveis de 2022. Além dela, também se envolveram na campanha artistas como Juliette, Gkay e Luíza Sonza.

No Twitter, Anitta brincou que está cansada de levar o Brasil nas costas e que está na hora da popular tomar uma atitude para mudar quem está no comando do país. A cantora também mandou ‘uma real’ para os fãs: “Então agora é isso hein… me pediu foto quando me encontrou em algum lugar? Se for maior de 16 eu só tiro a foto se tiver foto do título de eleitor”, postou.

Em seguida, deu a dica de como é fácil tirar ou transferir o título hoje em dia. “É tudo online e não precisa de biometria! É só pesquisar TituloNet e seguir o passo a passo!”, explicou, lembrando que o prazo final para o alistamento eleitoral é o prazo é 4 de maio.

Juliette

Quem também aderiu ao engajamento da Justiça Eleitoral foi a paraibana Juliette Freire. Para a ex-BBB, o voto é uma das melhores maneiras de expressar nossa voz dentro da democracia, talvez a mais poderosa. “Fico muito triste com a informação que o número de adolescente de 16 e 17 anos que tiraram o título é um dos mais baixos da história. Tirar o título é simples no site do TSE”.

Juliette também orientou os seguidores a como proceder para resolver a pendência. “A data limite é dia 4 de maio. Mais do que o nome de quem ocupa um cargo, o seu voto influencia a qualidade dos serviços de saúde gratuitos e pagos, diretrizes da educação pública e privada, transporte, alimentação e muito mais. Seu voto faz a diferença!”

A cantora Luíza Sonza também usou o espaço das suas redes sociais para dar o recado ao seu público jovem sobre a importância. “Vocês não estão tirando, então por favor cliquem nesse link [site do TSE] para fazer o título, porque esse ano é muito importante e vocês precisam votar”, aconselhou Luísa.

Já a paraibana Gessica Kayane, a Gkay, foi mais direta: “vai tirar o títulooo”.

Campanha

Na semana passada, o TSE realizou a Semana do Jovem Eleitor. Dentre as ações esteve o tuitaço #RolêDasEleições. A mobilização tem foco principal nos eleitores que completam 16 ou 17 anos até o dia 2 de outubro, data do primeiro turno. Esse público tem voto facultativo e para participar do pleito precisa solicitar o documento até 4 de maio.

Dentre os que se engajaram na missão estão os perfis da BBB Jessilane, da ex-BBB Thelma e da atriz Taís Araújo, além de times de futebol e entidades ligadas aos estudantes.

Papo Político

O alistamento eleitoral de jovens foi o tema do Podcast Papo Político da CBN Paraíba desta semana. Laerte Cerqueira, Angélica Nunes e João Paulo Medeiros conversaram com a corregedora eleitoral Vanessa do Egypto sobre a necessidade de maior empoderamento dos jovens no processo eleitoral, não apenas participando dos debates nas redes sociais como também decidindo os futuros governantes, nas urnas.

Papo Político no site da CBN