icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Estudantes querem discutir preço do ‘Geladinho’ de João Pessoa em audiência pública

A solicitação é para que a audiência pública ocorra dia 31 de janeiro, na UFPB, Campus I.

Publicado em 21/12/2023 às 17:23 | Atualizado em 21/12/2023 às 18:38


                                        
                                            Estudantes querem discutir preço do ‘Geladinho’ de João Pessoa em audiência pública
Foto: Divulgação/PMJP

O estudantes que integram o Diretório Central da UFPB (DCE-UFPB) querem discutir preço do ‘Geladinho’ de João Pessoa em audiência pública. 

O grupo solicitou o encontro, nesta quinta-feira (21), horas depois do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de João Pessoa definir, com dois votos contrários representados pela classe estudantil, o preço do ônibus ‘Geladinho’, que custará R$5,50.

Estudantes alegam que a reunião de ontem (20) foi convocada com um prazo curto e que não houve transparência nos dados apresentados, sobre frota, bairros atendidos, acessibilidade.

A solicitação é para que a audiência pública ocorra dia 31 de janeiro, na UFPB, Campus I. A ideia é discutir ainda, o tamanho da frota, linhas desativadas desde a pandemia, falta de acessibilidade nos veículos, extensão do horário das viagens noturnas e outros.

Atualmente, a frota de João Pessoa, segundo o Sintur-JP é de 410 veículos. Cerca de cem seminovos e novos foram integrados ao sistema. São vinte "Geladinhos".

Gratuidade 

Nos novos ônibus não será oferecida gratuidade para nenhum dos públicos amparados na modalidade regular, como idosos e PCD's.

De acordo com o Sintur-JP, o valor e a questão da não-gratuidade foram definidos durante uma reunião do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana da capital (CMMU-JP), após vários estudos e cálculos para a viabilização do serviço.

Para o advogado Paulo Luz, que é especialista em direito do consumidor, a gratuidade deveria ser oferecida também nos ‘Geladinhos’, pois é um direito garantido por lei e também os ônibus são concessões públicas.

Na minha interpretação deveria ter gratuidade do mesmo modo dos demais. Até porque mesmo sendo opcional, é parte da concessão. Se a tarifa já é diferenciada, você opta em pagar mais caro ou menos caro, mas a gratuidade no transporte público é lei, é garantia”, explicou.

Como funcionam os Geladinhos

novo modelo de ônibus possui ar-condicionado e estará circulando na capital em três novas linhas:

  • Linha E 550 – Manaíra / Tambaú / Epitácio: saída do Parque da Cidade, passa por bairros como Tambaú, Avenida Epitácio Pessoa e Centro (Parque Solon de Lucena)
  • Linha E 155 – Geisel / Manaíra: saída do Geisel, passa por bairros como Cruz das Armas, Centro, Avenidas Epitácio Pessoa, Ruy Carneiro e bairro de Manaíra. Retorna pelo Castelo Branco, Mangabeira, Valentina e Geisel
  • Linha E 551 – Manaíra / Geisel : fará o itinerário contrário à linha E 155
Imagem ilustrativa da imagem Estudantes querem discutir preço do ‘Geladinho’ de João Pessoa em audiência pública

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp