CONVERSA POLÍTICA
Bolsonaro tem teste negativo de covid-19 para participar da posse de André Mendonça no STF
Comprovante da vacina é uma das exigências dos STF para participar das atividades de forma presencial.
Publicado em 15/12/2021 às 13:24
O presidente Jair Bolsonaro informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que realizou um exame e testou negativo para a Covid-19, segundo o G1. Com a apresentação do comprovante, ele poderá participar da cerimônia de posse de André Mendonça como ministro da Corte. A cerimônia será realizada nesta quinta-feira (16), às 16h.
O presidente tem se declarado contra a vacinação e também tem criticado a cobrança de comprovante de vacina.
No convite enviado pelo presidente do STF, ministro Luiz Fux, os convidados foram informados sobre a exigência de apresentação do cartão de vacinação ou comprovante de exame PCR negativo feito até 72 horas antes do evento. Para acelerar o ingresso no Tribunal, é possível enviar o comprovante previamente ao cerimonial, por email.
A realização do exame, ou apresentação de comprovante de vacinação completa, são exigências do Supremo para que convidados possam participar de maneira presencial do evento. Ele passou a ser exigido para adentrar às dependências do STF desde a reabertura ao público externo no mês passado. Quem não estiver vacinado tem de apresentar um teste negativo para Covid realizado até 72 horas antes. O uso de máscaras de proteção facial e o distanciamento social são obrigatórios.
André Mendonça foi indicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e teve seu nome aprovado pelo Senado no último dia 1º de dezembro. Antes da nomeação ao STF, foi ministro da Justiça e advogado-geral da União. Mengonça vai substituir o ministro Marco Aurélio, que se aposentou no dia 12 de julho, após completar 75 anos.
Roteiro
Após a abertura da sessão, pelo ministro Fux, haverá execução do Hino Nacional brasileiro. Conforme a tradição, o ministro mais antigo da Corte presente na sessão e o mais novo conduzem o empossando ao Plenário.
Em seguida, o ministro André Mendonça fará o juramento de cumprir a Constituição. Após a leitura pelo diretor-geral do STF, o termo de posse é assinado e o novo ministro é declarado empossado pelo presidente do tribunal. A previsão é de que a cerimônia dure aproximadamente 15 minutos.
A solenidade de posse será transmitida ao vivo pela TV Justiça, pela Rádio Justiça e pelo canal do STF no Youtube.
Comentários