icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Bruno acusa governo da Paraíba de tratamento diferenciado a João Pessoa na distribuição da vacina

Publicado em 22/03/2021 às 8:34 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:09

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), revelou em um comentário nas redes sociais que vai procurar o Ministério Público para questionar a distribuição das vacinas covid-19 pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Segundo ele, o governo estaria dando tratamento diferenciado à prefeitura de João Pessoa, que teria recebido três vezes mais vacinas do que a de Campina Grande, embora tenha só o dobro da população.

"Terei uma videoconferência com os três Ministérios Públicos para tratar desse assunto", comentou em resposta a um seguidor no Instagram.

De fato, segundo dados do sistema da SES para acompanhamento da vacinação, João Pessoa já recebeu 63.447 doses e Campina Grande 22.714 desde o início da campanha de vacinação, no dia 19 de janeiro.

Além delas serão distribuídas hoje (22) para a capital com 27,7 mil e Campina Grande com 12,9 mil. O novo lote se destina à população de pessoas 70 a 75 anos e 65 a 69 anos. Sendo que nesse lote a capital deve destinar 6% aos profissionais de saúde por causa de uma decisão da Justiça.

A prefeitura de João Pessoa optou por acelerar a vacinação com uso, inclusive, da segundas doses, como recomendou ontem (21), o Ministério da Saúde, e já inicia a vacina de 65 acima.

A explicação técnica para a diferença no volume de vacinas distribuídas tem como base o total de pessoas daquele público alvo da campanha, estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, e não a população total.

Neste recorte, João Pessoa tem a população alvo de 192.431 enquanto Campina tem 86.731. A diferença é proporcional à população que é público alvo. "O critério é apenas esse", reitera o secretário Executivo da Saúde, Daniel Beltrammi.

Confira AQUI a quantidade de vacinas distribuídas hoje, por município.

Imagem ilustrativa da imagem Bruno acusa governo da Paraíba de tratamento diferenciado a João Pessoa na distribuição da vacina

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp