icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Oposição a Lula na Câmara, Cabo Gilberto defende Reforma Tributária 'justa'

Escolhido como um dos vice-líderes da oposição a Lula na Câmara Federal, o deputado Cabo Gilberto (PL) disse que está atento à tramitação da Reforma Tributária desenhada pelo governo.

Publicado em 28/03/2023 às 11:10


                                        
                                            Oposição a Lula na Câmara, Cabo Gilberto defende Reforma Tributária 'justa'
ViniLoures

Escolhido como um dos vice-líderes da oposição a Lula na Câmara Federal, o deputado Cabo Gilberto (PL) disse que está atento à tramitação da Reforma Tributária desenhada pelo governo. Em entrevista à CBN Paraíba, nesta terça-feira (28), o paraibano disse que integra a comissão que avalia a proposta, que está sob relatoria do deputado e colega de bancada Aguinaldo Ribeiro (PP), e tem acompanhado as discussões.

"Vamos aguardar a proposta que ele vai apresentar na Câmara dos Deputados na comissão, que eu faço parte, obviamente todo encontro eu participo, para que a gente possa chegar a uma reforma tributária que seja bom para todos, não da forma que o governo Lula sempre faz e o governo do PT, que é arrecadar, arrecadar", questionou Cabo Gilberto.

Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Cabo Gilberto defendeu o governo anterior, que decidiu não avançar com a reforma e outras questões tributárias como a revisão do teto de isenção para o pagamento do Imposto de Renda.

Segundo o bolsonarista, o governo "Bolsonaro não conseguiu fazer porque foi dois anos de pandemia, numa situação terrível, mas mesmo assim não faltou recursos para os prefeitos".

Cabo Gilberto, entretanto, defendeu aumento da isenção do Imposto de Renda para rendimentos acima de R$ 5 mil proposto por Lula. O deputado também defendeu a taxação de grandes fortunas. "É o básico. Quem tem mais, tem que contribuir com mais, mas de forma justa, de forma responsável", afirmou.

Em relação à proposta sinalizada pelo governo Lula de um imposto único, o oposicionista disse que ainda está amadurecendo a ideia junto à bancada.

Atos de 8 de janeiro

Cabo Gilberto também comentou sobre a ação que tramita contra ele no Supremo Tribunal Federal (STF), por suposta incitação e apoio aos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro, que resultou na depredação da sede dos três Poderes, em Brasília.

O parlamentar defendeu que as pessoas que participaram dos ataques sejam punidas, mas questionou as decisões que foram tomadas pelo ministro Alexandre de Moraes. "Não defendo nenhum tipo de crime. Pessoas que participaram daqueles eventos, que quebraram o patrimônio público são criminosos, são vândalos, precisam ser punidos com os rigores de lei. O que eu não posso concordar é com a quebra do ordenamento jurídicos brasileiro, que foi quebrado. Pessoas foram presas no outro dia e sequer estavam na praça dos três poderes e nossa legislação não permite esse tipo de prisão", comentou.

Sobre a ação movida pelo PSOL para cassar o seu mandato, Cabo Gilberto lembrou que está acobertado pela Constituição Federal. "Não falei nada em relação a incentivar algum tipo de crime. A nossa defesa é ao estado democrático de direito, às instituições, mas que funcionem respeitando a constituição. Alguns ministros estão rasgando a nossa Constituição a cada decisão", finalizou.

Confira a entrevista do Cabo Gilberto à CBN na íntegra:

https://soundcloud.com/jornaldapb/entrevista-dep-cabo-gilberto?si=df0c62ad53bd4349b4c43c71f8d1240d&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing

Imagem ilustrativa da imagem Oposição a Lula na Câmara, Cabo Gilberto defende Reforma Tributária 'justa'

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp