Campina Grande e outras seis cidades da Paraíba têm situação de emergência reconhecida

Portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional, publicada no DOU, traz a lista de mais sete cidades paraibanas em situação de emergência por conta da estiagem.

O governo federal reconheceu a situação de emergência em decorrência da estiagem em Campina Grande e outras seis cidades paraibanas. O reconhecimento, através do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), foi formalizado através de uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (8).

Além de Campina Grande, estão nessa nova lista Caraúbas, Juazeirinho, Mãe D`Água, Tacima, Vieirópolis e Zabelê. No fim do ano passado, 19 também foram incluídas em situação de emergência por causa da estiagem.

Com a portaria desta segunda-feira, o total de municípios da Paraíba em situação de emergência devido à estiagem, segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), chega a 59.

Situação de emergência

A medida permite que os municípios listados solicitem recursos federais para atendimento à população afetada pela estiagem. Os recursos são usados, principalmente, na compra de água e no aluguel de caminhões-pipa, além de cestas básicas.

O municípios em estado de emergência poderão solicitar recursos através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados e, após aprovação, uma nova portaria é publicada no DOU com o valor a ser liberado.

Leia também:

Paraíba começa 2024 com dois açudes sangrando e mais de 20 em situação crítica