CONVERSA POLÍTICA
Na CBN, Cartaxo minimiza apoios internos do PT a Cida Ramos para disputa em João Pessoa
Na corrida para garantir legenda para disputa, Cartaxo minimizou o movimento e questionou a forma como o processo tem sido conduzido dentre os filiados.
Publicado em 16/02/2024 às 10:23 | Atualizado em 16/02/2024 às 11:32
Em entrevista à CBN Paraíba (confira na íntegra ao final da matéria), nesta sexta-feira (16), o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), pré-candidato a prefeito de João Pessoa, fez uma avaliação sobre os apoios de coletivos do PT ao nome da deputada Cida Ramos (PT) para a disputa na capital.
Cida conseguiu ampliar ontem a frente de apoio à sua pretensão de novamente concorrer à prefeitura da capital, com a formalização do 'Democracia Socialista', composto pelo presidente do PT da Capital, Marco Túlio. Já são nove coletivos em defesa da petista.
Na corrida para garantir legenda para disputa, Cartaxo minimizou o movimento e questionou a forma como o processo tem sido conduzido dentre os filiados. Para ele, que foi prefeito de João Pessoa por dois mandatos, o nome deveria se escolhido dentre o que tem mais respaldo com a sociedade.
Se não escolhermos o melhor candidato, a mais competitiva, com experiência, corre risco de o PT não fazer nenhum prefeito na Paraíba”, acrescentou Cartaxo.
Atualmente o PT tem apenas um prefeito, Olivânio Remígio, em Picuí, que não terá direito a nova reeleição. Para as eleições 2024, a meta é ampliar a presença do partido nas gestões municipais com candidaturas mais competitivas.
Na avaliação de Cartaxo, "é plenamente possível você conciliar uma candidatura própria do partido com viabilidade eleitoral, com perspectiva de vencer as eleições, porque ainda tem uma outra tendência, uma outra força política, outros membros do partido que defendem uns mais escondidos, outros mais explícitos, que defendem uma aliança com o atual prefeito".
Coletivos do PT que anunciaram apoio a Cida Ramos
Coletivo Celso Furtado
Coletivo Sem medo de ser feliz
Protagonismo Petista
Coletivo Paulo Freire
PT em Movimento
Coletivo Refazendo
Resistência Socialista Raiz
Democracia Socialista
Coletivo EPS
O que disse Cida ?
Em contado com o Conversa Política, a deputada estadual Cida Ramos, afirmou que as declarações de Cartaxo, além de soberbas, são vazias , "de alguém que não tem o que dizer". Para ela, as tendências criaram e organizam o partido. São fundamentais na formulação de políticas e na inserção da sociedade.
"Ele próprio faz parte de uma tendência. Respaldo na sociedade? Eu fui a mais votada do PT, o presidente municipal do partido Marcus Túlio foi eleito com expressiva votação da militância. Temos diversos quadros em diversas áreas. O que vem a ser respaldo da sociedade? O debate precisa ser sobre a cidade. Unidade e relação direta com os pessoense. Essa é nossa receita. Criticar o próprio partido é falta de coerência", afirmou.
Integrande do coletivo Democracia Socialista
Um dos integrandes do coletivo Democracia Socialista, Charlinton Machado, explicou ao jornalista Felipe Nunes, da CBN Paraíba, porque o grupo apresentou preferência por Cida Ramos.
"Então foi uma decisão amadurecida, uma decisão debatida ao longo desses meses, desde o PDEX, a gente já vinha manifestando que a nossa posição majoritária seria uma posição voltada a ter uma candidatura própria para que o PT pudesse retomar o seu protagonismo, fazer um grande debate sobre o direito à cidade, discutir questões de política de inclusão, juventude, movimentos populares, cultura e, nesse sentido, a nossa decisão majoritária foi que a candidata Cida Ramos tem mais condições nesta conjuntura para fazer esse diálogo direto com a sociedade", afirmou.
MANIFESTO DA DS EM JOÃO PESSOA
Comentários