icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

'Casamento' da Paraíba com governo do EUA deve favorecer produção eólica e turismo

Publicado em 13/05/2021 às 14:50 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:12

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA


				
					'Casamento' da Paraíba com governo do EUA deve favorecer produção eólica e turismo
Foto: divulgação/Secom-PB. Memorando de entendimento assinado pelo governador João Azevêdo (Cidadania) e o embaixador americano Todd Chapman. Foto: Secom-PB

O governo dos Estados Unidos está de olho na vocação natural da Paraíba para a produção de energia limpa, como a eólica, e, principalmente, para o turismo. O 'namoro' que começou há alguns meses agora virou casamento com a possibilidade de nascimento de frutos promissores dessa união. O memorando de entendimento, documento assinado pelo governador João Azevêdo (Cidadania) e o embaixador americano Todd Chapman, hoje (13), acena nesse sentido.

A partir dele será criado um grupo de trabalho, com autoridades públicas e equipes técnicas dos dois governos, que ficará responsável pela análise das potenciais parcerias que podem ser firmadas entre EUA e Paraíba. A expectativa é que sejam firmadas relações de cooperação e debater sobre parcerias nas áreas de educação, saúde, ciência, tecnologia e segurança pública, entre outros.

A assinatura do memorando de entendimento é resultado da visita do embaixador Todd Chapman e da cônsul-geral dos Estados Unidos em Recife, Jessica Simon, à Paraíba, em setembro do ano passado, oportunidade em que o governador João Azevêdo apresentou os potenciais econômicos e as oportunidades de investimentos em áreas estratégicas, como o turismo, ciência, tecnologia e inovação.

"É uma longa parceria já existente. Realmente estou feliz que depois da nossa conversa inicial em agosto, minha visita em setembro, chegamos a esse ponto de chegar a esse ponto de entendimento", declarou Chapman.

Áreas de interesse

O embaixador pontuou que há um interesse direto do governo americano na produção de energia eólica, já que os EUA está alterando sua política em decorrência das mudanças climática. "A Paraíba é conhecida onde o sol nasce primeiro e rica na área de energia eólica. Acreditamos que será um up na produção de energia limpa", comentou.

Já o governador, falou do desejo de prospectar parceiros comerciais interessados em investir no Polo Turístico Cabo Branco, na capital, que contará com amplo espaço para rede de hotéis, parques e áreas de lazer.

"Esse documento não representa apenas uma formalidade institucional, mas nos dá certeza que nosso trabalho tem valido a pena e que contempla a quem nos interessa: o povo”, destacou João Azevêdo.

A cônsul-geral interina dos Estados Unidos em Recife, Catherine Griffith, elencou diversas parcerias entre o país e instituições da Paraíba. “Nós identificamos centenas de paraibanos com conexões com os Estados Unidos em áreas estratégicas para o desenvolvimento e reconhecemos os esforços na saúde, educação, segurança pública. Eu desejo à Paraíba um futuro de saúde e prosperidade, alimentada por parcerias que serão fortalecidas por meio do memorando de entendimento”, falou.

Imagem ilustrativa da imagem 'Casamento' da Paraíba com governo do EUA deve favorecer produção eólica e turismo

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp