CONVERSA POLÍTICA
Primeira sede da Justiça Eleitoral na Paraíba, Casarão dos Azulejos vai virar museu
Parceria entre governo do estado e TRE-PB foi assinada nesta quarta-feira (6).
Publicado em 06/08/2025 às 18:10

O prédio Casarão dos Azulejos, no Centro Histórico de João Pessoa, será reformado para abrigar o Museu da Justiça Eleitoral – Memorial da Democracia. O local foi a primeira sede da Justiça Eleitoral paraibana, em 1932.
A assinatura da cessão do imóvel, pertencente ao governo do estado, para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), foi assinada nesta quarta-feira (6).
Na solenidade também foi assinado um convênio no valor de quase R$ 5 milhões para a execução das obras necessárias no casarão dos azulejos para a implantação do Museu. A expectativa do governo é que a obras sejam iniciadas em até 60 dias.
“A licitação foi autorizada agora para fazer as adaptações aqui. Não precisa mexer muito nesse prédio, mas precisa recuperar as instalações hidráulicas, elétrica e acessibilidade”, explicou o governador João Azevêdo.
O presidente do TRE-PB destacou a sensibilidade do governador de entender esse propósito e abraçar essa a ideia cedendo o prédio para a implantação do Museu. “Hoje é um dia muito feliz para a história, memória e cultura daqui e , principalmente, para a preservação do centro histórica. Isso é uma luta diária para todos que enaltecem o que há de belo para nossa história”.
Museu da Justiça Eleitoral
O projeto do museu está em desenvolvimento há quatro meses e já envolveu diversas reuniões técnicas com arquitetos, historiadores e membros da Comissão de Gestão de Memória do Tribunal.
A previsão é que o espaço seja aberto ao público até o final do ano, oferecendo um local de visitação para escolas, universidades e a população em geral.
A criação do Museu da Justiça Eleitoral paraibana é uma iniciativa alinhada com a valorização da memória institucional, da cidadania e da democracia, reforçando o papel educativo e cultural da Justiça Eleitoral no Estado.
Comentários