CONVERSA POLÍTICA
Na CBN, secretário afirma que 600 pessoas estão na fila de espera por cirurgias ortopédicas no Opera Paraíba
O secretário também falou sobre novo programa de realização de exames e consultas, com a construção de políclínicas pelo estado. Atualmente, há 96 mil consultas represadas, 66 mil exames, entre eles 600 ultrassonografias.
Publicado em 09/11/2023 às 11:31
O secretário de Saúde do Estado, Jonhy Bezerra (PSB), afirmou em entrevista à CBN Paraíba que cerca de 600 pessoas estão na lista para fazer alguma cirurgia ortopédica no programa Opera Paraíba.
O programa do governo do estado tem o objetivo de acabar com a espera longa de quem precisa de cirurgias eletivas de baixa, média ou alta complexidade.
De acordo com Jonhy Bezerra, a lista é grande na ortopedia, por falta de profissionais disponíveis para acelerar procedimentos.
"As cirurgias de média complexidade, a gente consegue executar em 30 dias, porque melhoramos, tanto a relação com os munipicos, tanto com a relação ao usário. Mas algumas especialidades, em que há escassez de mão de obra, aí eu vou citar as cirugias ortopédicas, a gente tem dificuldade de avançar na fila. Porque há uma quantidade reduzida de profissionais que está trabalhando no sistema. Recentemente, fizemos uma suplmentação na tabela do SUS (...) de 4 vezes a tabela, para que pudesse tornar atrativo a realização desses procedimentos", explicou.
As cirugias ortopédicas são feitas no Trauma de João Pessoa e Campina Grande, Regional de Cajzeiras, Patos, e no Hospital das Clínicas, em CG.
Segundo o secretário, a situação é diferente em outras especialidades. "ele (Opera Paraíba) realiza cirurgia em várias especialidades: geral, ginecológica, oftalmológica, ortopédica, pediátrica, urológica (...), Em alguns especialidades a gente conseguiu avançar muito, em várias regiões (...) o usuário hoje, ele se cadastrando no sistema, ele consegue essa cirugia em 3o dias. (...)", argumentou.
"Acabou com a fila da vergonha, que pacientes esperam 10, 12 anos", afirmou.
Policlínicas
Na entrevista, o secretário falou sobre o projeto de interiorização da saúde, ampliando o atendimento especializado de consultas e exames. Entre as ações, a instalação de 16 policlínicas. Serão 3 macrorregionais - Campina, João Pessoa e Sousa - outras 13 policlínicas regionais, em cidades polo.
De acordo com Jhony Bezerra, há na Paraíba, atualmente, 96 mil consultas represadas, 66 mil exames, entre eles 600 ultrassonografia. "Não é razolavél um paciente esperar 2 anos por uma ultrassonografia".
Sobre a visita da ministra da Saúde, Nísia Trindade, na próxima segunda-feira (13), o secretário afirmou que a passagem dela será para entregar 41 ambulancias.
Confira a entrevista na íntegra.
[audio mp3="https://jornaldaparaiba.com.br/wp-content/uploads/2023/11/ENTREVISTA-JONNY-BEZERRA-08-11-23-1.mp3"][/audio]
Comentários