CONVERSA POLÍTICA
Chico César lança single 'Bolsominion', alvo de ataques
A gravação foi feita para o álbum Vestido de Amor, programado para ser lançado no próximo dia 23 de setembro.
Publicado em 15/09/2022 às 14:30 | Atualizado em 15/02/2023 às 17:55
No ritmo 'paz e amor' do reggae, mas com uma letra carregada de debate político sobre falsos conservadores cristãos, o cantor e compositor paraibano Chico César divulgou nesta quinta-feira (15) o single do polêmico 'Bolsominions'. A gravação foi feita para o álbum Vestido de Amor, programado para ser lançado no próximo dia 23 de setembro.
A música Bolsominions foi apresentada por Chico César em agosto de 2020 em transmissão ao vivo na internet. A exibição despretensiosa viralizou em aplicativos de mensagem e foi alvo de críticas da comunidade evangélica e de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em todo país e, não diferente, na Paraíba.
Até rendeu voto de repúdio ao cantor na Câmara Municipal de João Pessoa ao cantor por causa da letra da música. O requerimento foi apresentado pela vereadora conservadora e bolsonarista, Eliza Virgínia (Progressistas) e passou na Casa, de maioria conservadora e bolsonarista como a parlamentar.
A queixa era com versos como “Bolsominions são demônios / Que saíram do inferninho / Direto pro culto / Pra brincar de amigo oculto / Com satã num condomínio”.
Explicação de Chico César
Na postagem de divulgação, nesta quinta-feira, Chico César põe panos quentes as que sentiram a carapuçar servir. Afirma que “Bolsominions é música em defesa da fé cristã e faz crítica a um grupo político de inspiração fascista que sequestrou de modo bastante hipócrita parte significativa das igrejas e o rebanho que professa essa fé. É um reggae quase punk de protesto, ao modo de Peter Tosh ou The Clash", publicou.
Ainda segundo o autor, "os verdadeiros religiosos sabem que a crítica não se dirige a eles, mas, sim, aos vendilhões do templo, gente que cultua o deus dinheiro, as armas, a terra plana, a negação da ciência, a misoginia, o racismo e a perseguição à diversidade sexual”, ressalta Chico César.
Letra da Música Bolsominions:
Bolsominions
(Chico César)
Bolsominions são demônios
Que saíram do inferninho
Direto pro culto
Pra brincar de amigo oculto
Com satã num condomínio
Bolsominions são vergonhas
Que pastavam distraídas
Burrice imodesta
O horror à festa
E à risada instruída
A bolsa de valores sem valores
Os corpos malhados sem alma
O sangue de barata e a raiva
De toda humanidade que não quer ser salva
https://www.instagram.com/p/CiiEkbhAg5f/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D
Comentários