CONVERSA POLÍTICA
Deputado Chió se licencia e Rafaela Camaraense assume vaga na AL da Paraíba
O parlamentar lembrou que o ato consolida a união das três principais forças políticas do Curimataú e Seridó paraibano, através das cidades de Cuité, Remígio e Picuí. Além de reforçar a bancada feminina.
Publicado em 23/03/2022 às 7:51 | Atualizado em 23/03/2022 às 8:12
O deputado estadual Chió (Rede) protocolou licença de 121 dias na Assembleia Legislativa da Paraíba.
Quem assume é a atual secretária de Juventude do Estado da Paraíba, Rafaela Camaraense (PSB).
De acordo com o deputado, o gesto representa a política praticada pela Rede Sustentabilidade, em todo o Brasil, que tem como foco criar oportunidades.
Sou um defensor da política participativa, pois, o futuro da política é compartilhado, coletivo e cada vez mais acessível. Fico muito feliz em comunicar que o espaço conquistado pela Rede Sustentabilidade será protagonizado nos próximos meses por uma mulher, porque o nosso Parlamento precisa de mais mulheres”, comemorou Chió.
Rafaela Camaraense assume o mandato na próxima semana. Esta semana participa de último evento como secretária.
“Esse gesto de Chió representa tudo que ele acredita na política e como ele vive a política. Chió iniciou o mandato realizando um processo seletivo inédito na história do Parlamento, e hoje, se licencia para que uma mulher assuma, em um momento crucial da nossa história política e social, com o aumento exorbitante de casos de violência doméstica, de mulheres fora do mercado de trabalho e fora da escola. Essa postura inovadora, nos motiva a trabalhar em favor de uma nova consciência política na Paraíba”, reconheceu a secretária.
Curimataú e Seridó
Chió lembrou que o ato consolida a união das três principais forças políticas do Curimataú e Seridó paraibano, através das cidades de Cuité, Remígio e Picuí.
O parlamentar faz referência à junção das forças políticas do prefeito Olivânio, de Picuí; de Charles e Rafaela, em Cuité; e ele, de Remígio.
"Representará um futuro de grandes avanços para toda região, que precisa de água, de emprego e renda, e de mais escolas técnicas", argumentou.
Já Rafaela Camaraense enfatizou que a falta de união de forças fez com que o povo perdesse benefícios e muitas oportunidades.
"Essa configuração política que se forma vem para mostrar que a nossa população quer e pode ter mais avanços, mais conquistas e voz”, destacou.
Perfil
De acordo com assessoria, Rafaela Camaraense tem 29 anos e é natural de Cuité. Tem sua formação em Gestão Pública e Direito. Participou do movimento estudantil, na faculdade, quando integrou o Diretório Acadêmico de Direito.
Rafaela foi a primeira mulher de sua família a candidatar-se a um cargo político, tendo sido eleita vereadora em Cuité no ano de 2012 e reeleita em 2016.
Em 2018 candidatou-se a deputada estadual, onde obteve mais de 16 mil votos.
Assumiu a Secretaria Executiva da Juventude da Paraíba em agosto de 2020.
Comentários