CONVERSA POLÍTICA
Cícero determina retorno ao trabalho presencial dos servidores de João Pessoa
Publicado em 15/07/2021 às 10:08 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:06
Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), determinou que todos os servidores da administração direta e indireta do município retornem ao trabalho na modalidade presencial. Eles estão em home office desde março do ano passado, quando teve início a pandemia do novo coronavírus. O novo decreto foi publicado no Semanário Oficial do Município, disponibilizado hoje (15), com validade desde o dia 13 de julho.
Conforme o decreto, o retorno à modalidade presencial será imediato e obrigatório após 21 dias da aplicação da segunda dose da imunização. A critério do secretário ou dirigente máximo do órgão ou entidade, pode ser mantido o trabalho remoto para as atividades compatíveis com tal regime de trabalho, mediante controle sobre a produtividade do servidor.
Também não precisam retornar ao trabalho presencial os servidores e servidoras gestantes, maiores de 60 anos ou que possuam comorbidade que representem fatores de risco para desenvolver forma grave da Covid-19.
No retorno à modalidade presencial, os setores devem aplicar todos as medidas de controle e segurança no trabalho, voltadas para a contenção da Covid-19.
Justificativa
No decreto, Cícero admite que o município de João pessoa possui aproximadamente 26 mil servidores ativos e que muitas das atividades não são passíveis de serem realizadas através do trabalho remoto, prejudicando, por consequência, a prestação dos serviços públicos de forma eficiente.
Ao mesmo tempo, pondera o prefeito, atualmente a situação fática é completamente distinta da existente no ano de 2020, quando não existiam vacinas e os protocolos sanitários eram incipientes.
Outro ponto destacado no decreto é que o município está vacinando seus cidadãos na faixa etária de 40 anos ou mais, já possuindo, portanto, grande parcela dos seus servidores completamente imunizados.
Leia também:
>> Servidores do estado da Paraíba retornam às atividades presenciais em novo decreto
Comentários