icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Cícero e mais 11 autoridades brasileiras retornarão ao Brasil em voo particular, informa senador

O senador Nelsinho Trad é presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Publicado em 16/06/2025 às 10:24


				
					Cícero e mais 11 autoridades brasileiras retornarão ao Brasil em voo particular, informa senador
Foto: Reprodução.

O senador Nelsinho Trad, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, informou agora há pouco nas redes sociais que o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) e mais 11 autoridades retornarão ao Brasil de voo particular.

Trad é presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado e atua diretamente com o Itamaraty.

"O grupo de prefeitos e demais autoriddes municipais está no posto de fronteira do lado isaraelense e deve iniciar em breve o traslado à Jordânia. Serão recebidos por representantes da Embaixada do Brasil em Amã e por autoridades locais", afirmou.

Também destacou: "Dos 18 integrantes da comitiva municipal, 12 optaram por retornar por conta própria em voo particular, organizado pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena".

Segue publciação nas redes sociais.


				
					Cícero e mais 11 autoridades brasileiras retornarão ao Brasil em voo particular, informa senador
Laerte Cerqueira

Mais cedo, o filho do prefeito de João Pessoa, Mersinho Lucena, afirmou ao Conversa Política que o pai já estava na fronteira com a Jordânia e iniciava processo de retorno ao Brasil.

Cícero estava na cidade de Telavive, em Israel, e por vários momentos teve que se abrigar em um bunker.

"A operação de resgate se iniciou às 13h ( 7h no Brasil) com a retiradas dos 12 que se dispuseram a correr o risco da travessia", afirmou Mersinho.

E completou: "Já estão na fronteira aguardando a autorização de entrada".

Fonte ligada ao Itamaraty também confirmou à CBN Paraíba que operação está em curso e em breve será emitida uma nota.

"O grupo de prefeitos e demais autoridades se encontra do lado israelense da fronteira e deve começar em breve o processo de traslado ao território jordaniano, onde é aguardado por representante da Embaixada do Brasil em Amã e por autoridades do governo jordaniano", afirmou.

Visita

Cícero Lucena está em território israelense desde o início da semana passada, onde participava de um fórum internacional destinado a gestores públicos e líderes de nações de língua portuguesa.

O evento, que tinha como foco a apresentação de tecnologias voltadas à segurança pública, foi drasticamente impactado pela recente escalada militar no Oriente Médio.

Em um vídeo gravado diretamente do campus universitário onde está hospedado, o prefeito descreveu o clima de apreensão. Segundo ele, o grupo foi orientado a buscar abrigo em duas ocasiões após o acionamento de sirenes de emergência.

“Estamos todos reunidos no alojamento da viagem. O campus oferece um abrigo, e já tivemos que correr para lá duas vezes por conta dos alertas sonoros”, relatou.

Em entrevista à CBN Paraíba, na última sexta-feira (13), o prefeito relatou que todos estavam em estado de alerta.

"A cada três horas eles avisam por dois meios: uma mensagem de whatsapp que chega para irmos ao abrigo e também pela sirene. Tivemos que ir por duas vezes na madrugada", comentou.

Escalada de violência no Oriente Médio

O cenário de instabilidade teve início com uma ofensiva militar de Israel contra o Irã, na última quinta-feira (12). A ação resultou na morte de figuras de alto escalão iranianas, como o chefe das Forças Armadas, Mohammad Bagheri, e o comandante da Guarda Revolucionária, Hossein Salami, além de dois cientistas ligados ao programa nuclear do país.

Em retaliação, o Irã lançou mais de uma centena de drones em direção ao território israelense. O episódio elevou o nível de alerta em Israel, que declarou estado de emergência. O governo brasileiro segue monitorando a situação, acompanhando de perto o deslocamento e a segurança dos cidadãos brasileiros que permanecem na região de conflito.

Foto: Reprodução

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp