CONVERSA POLÍTICA
Cícero usa reserva para acelerar vacina em João Pessoa e garante que não vai faltar para 2ª dose
Publicado em 22/03/2021 às 9:40 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:09
Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), disse que mesmo utilizando todo o estoque de vacinas covid-19 para acelerar a vacinação de idosos com mais de 65 anos, não deve faltar imunizantes para a aplicação da segunda dose. Em entrevista à TV Cabo Branco, na manhã desta segunda-feira (22), ele disse que está monitorando as remessas enviadas pelo Ministério da Saúde para equacionar o cronograma de vacinação na capital.
''Não existe esse risco porque estamos com a capacidade de acompanhar, monitorar e de tomar as providências necessárias. (...) Estamos com tudo monitorado, mas com a consciência de que é importante tomar o maior número de pessoas a primeira dose", garantiu.
Cícero também não descartou ampliar o número de postos de vacinação, a medida em que aumente a procura pelo público-alvo. Segundo o prefeito, a prefeitura tem condições de ampliar os postos de vacinação para até 65 locais, descentralizando ainda mais para evitar aglomeração.
Atualmente a prefeitura disponibilizou 15 postos de vacina e dois drive-thru para vacinação de idosos com mais de 65 anos. Além disso, há um posto exclusivo para aplicação da segunda dose, instalado no Espaço Cultural, no bairro de Tambauzinho.
Liberado
A prefeitura decidiu seguir a recomendação do Ministério da Saúde, que liberou neste domingo (21) o uso das vacinas contra a covid-19 reservadas para segunda dose, para vacinar mais pessoas com a primeira dose em todo o Brasil. O objetivo é aumentar o número de vacinados no país.
Antes, cada lote de vacina que chegava ao município era dividido em dois, para que fosse aplicada a primeira dose e reservada a segunda dose. No caso da Coronavac, a janela é de 15 a 28 dias e da Oxford/Astrazeneca a diferença entre para a aplicação da duas doses são meses.
Comentários