CONVERSA POLÍTICA
Análise: Cícero vai apostar em "gestão" para se afastar do fantasma das operações da PF
No discurso da vitória, o prefeito voltou a dizer que foi injustiçado e dedicou a vitória a esposa. Disse que o "bem venceu o mal".
Publicado em 28/10/2024 às 16:19
O prefeito Cícero Lucena (PP) foi reeleito com uma votação significativa: 63,9% dos votos.
Resultado sustentado pelo reconhecimento da população, que aprova a gestão em quase 60% (segundo a Quaest); e pela falta de adversário que gerasse o sentimento de mudança no eleitorado.
E, ainda, pela força das máquinas estadual e municipal e a base de sustentação ampla e plural, na qual estão lulistas, petistas, bolsonaristas, conservadores, progressistas, expoentes do Centrão.
Uma combinação que criou uma espécie de barreira, com potencial de diminuir consideravelmente o desgaste do candidato, que foi alvo de críticas duras da oposição e com a gestão na mira de Operações da Polícia Federal.
Só para lembrar, nas ações, a PF investiga aliciamento de eleitores, por meio da suposta relação nada republicana do crime organizado, setores da prefeitura e vereadores da base.
A primeira-dama, Lauremília Lucena, foi presa e indiciada, suspeita de participar do esquema.
A PF também indiciou a ex-secretária executiva de Saúde, Janine Lucena, filha do prefeito; e a vereadora e ex-servidores da prefeitura, Raíssa Lacerda (PSB). A maioria cumpre medidas cautelares, entre elas, tornozeleira eletrônica.
No discurso da vitória, o prefeito voltou a dizer que foi injustiçado e dedicou a vitória à esposa. Disse que o "bem venceu o mal".
A fala é o combustível para enfrentar os fantasmas que podem vir pela frente com uma Aije - Ação Investigação Judicial Eleitoral, protocolada pelo adversário Marcelo Queiroga (PL), questionando o efeito do crime organizado na disputa.
Também afugenta na base o impacto de possíveis desdobramentos da investigação (que estourou no meio da eleição porque em jogo, segundo a PF, estava o equilíbrio da disputa).
Na festa da vitória, Cícero também sinalizou para onde pretende ir para ficar distante desses fantasmas: focar na gestão.
Tem um bom terreno para isso: muitas obras para entregar, em várias áreas; tem dinheiro de empréstimos, convênios e emendas parlamentares volumosas.
Conta ainda com a parceria do governo do estado, que também tem muitas obras na capital. Como gêmeos univitelinos, o que João entrega, Cícero se beneficia.
A vitória larga de Cícero deu muito fôlego e força política para 2026, mas a desconfiança do potencial das investigações também vai deixar todos em estado de alerta.
Comentários