icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Oficializada presidente do PT da Paraíba, Cida Ramos espera unificar partido para 2026

Deputada disse que prioridade deverá ser é assegurar a vitória de Lula e ampliar a bancada federal e estadual da Paraíba.

Publicado em 07/07/2025 às 16:54


				
					Oficializada presidente do PT da Paraíba, Cida Ramos espera unificar partido para 2026
Cida Ramos em entrevista à Rádio CBN. Felipe Nunes

O PT finalizou a apuração do Processo de Eleições Diretas (PED) do partido, na tarde desta segunda-feira (7), e oficializou a deputada Cida Ramos (PT) como nova presidente do partido na Paraíba. Ela será a primeira mulher a comandar o PT, após 45 anos de existência da legenda no estado.

Cida conquistou 4.884 votos, o que representa 53,35% dos votos válidos, vencendo os candidatos Luizinho, apoiado pelo deputado federal Luiz Couto; Carlinhos do PT, que teve o apoio de Ricardo Coutinho e Luciano Cartaxo; e Arimatéa França, apoiado pelo vereador de João Pessoa, Marcos Henrique.

Confira o resultado final, proclamado pelo presidente estadual do PT, Jackson Macedo:

  • Cida Ramos - 4.884 - 53,35%
  • Luizinho – 1.278 votos – 15,91%
  • Carlinhos Guedes – 1.281 votos – 15,95%
  • Ari França – 1.188 votos – 14,79%
  • Brancos – 353
  • Nulos – 118

Cida quer unificar partido para dar palanque a Lula na Paraíba

Apesar da ampla maioria e o apoio do atual presidente estadual do PT, Jackson Macedo, Cida Ramos terá o desafio de conciliar divergências internas sobre o destino do partido para 2026.

Uma ala, da qual ela faz parte, defende um pragmatismo político de manutenção da aliança com o grupo do governador João Azevêdo (PSB), com expectativa de assegurar um palanque 'progressista' para a campanha de Lula à reeleição. Outra, principalmente a liderada pelo ex-governador Ricardo Coutinho, defende o rompimento. Há ainda uma mais radical que prega autonomia e lançamento de candidaturas 'puro sangue' na majoritária.

À CBN Paraíba, Cida Ramos disse que o momento é de tentar conciliar as divergências e buscar unificar o partido, já que a prioridade é assegurar a vitória de Lula e ampliar a bancada federal e estadual da Paraíba.

"Tive o apoio de mais de 80% dos coletivos. Quem me conhece sabe do meu esforço para garantir unidade na ação. Obviamente que sempre vai ter alguns que não vão querer essa unidade, mas o mais importante é que vamos fazer aquilo que o PT melhor faz, que é analisar cenários, mas que em determinado momento nós vamos dizer que agora aqui é garantir a unidade para que a gente possa reeleger a bancada federal e estadual", avaliou.

Perfil de Cida Ramos

A deputada Cida Ramos é uma histórica militante do campo progressista, conhecida por sua trajetória em defesa dos direitos humanos, da justiça social, da cidadania e do direito à terra.

Foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Centro Acadêmico em Serviço Social, na época da campanha das Diretas-Já.

Por três vezes, foi presidente do Sindicato dos Professores e diretora eleita do maior centro de ensino da UFPB, o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

Em 2011 assumiu a secretaria de Desenvolvimento Humano da Paraíba.

Nas últimas eleições, foi a deputada estadual mais votada do PT. Está atualmente no segundo mandato.

Cida Ramos em entrevista à Rádio CBN

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp