CONVERSA POLÍTICA
Oficializada presidente do PT da Paraíba, Cida Ramos espera unificar partido para 2026
Deputada disse que prioridade deverá ser é assegurar a vitória de Lula e ampliar a bancada federal e estadual da Paraíba.
Publicado em 07/07/2025 às 16:54

O PT finalizou a apuração do Processo de Eleições Diretas (PED) do partido, na tarde desta segunda-feira (7), e oficializou a deputada Cida Ramos (PT) como nova presidente do partido na Paraíba. Ela será a primeira mulher a comandar o PT, após 45 anos de existência da legenda no estado.
Cida conquistou 4.884 votos, o que representa 53,35% dos votos válidos, vencendo os candidatos Luizinho, apoiado pelo deputado federal Luiz Couto; Carlinhos do PT, que teve o apoio de Ricardo Coutinho e Luciano Cartaxo; e Arimatéa França, apoiado pelo vereador de João Pessoa, Marcos Henrique.
Confira o resultado final, proclamado pelo presidente estadual do PT, Jackson Macedo:
- Cida Ramos - 4.884 - 53,35%
- Luizinho – 1.278 votos – 15,91%
- Carlinhos Guedes – 1.281 votos – 15,95%
- Ari França – 1.188 votos – 14,79%
- Brancos – 353
- Nulos – 118
Cida quer unificar partido para dar palanque a Lula na Paraíba
Apesar da ampla maioria e o apoio do atual presidente estadual do PT, Jackson Macedo, Cida Ramos terá o desafio de conciliar divergências internas sobre o destino do partido para 2026.
Uma ala, da qual ela faz parte, defende um pragmatismo político de manutenção da aliança com o grupo do governador João Azevêdo (PSB), com expectativa de assegurar um palanque 'progressista' para a campanha de Lula à reeleição. Outra, principalmente a liderada pelo ex-governador Ricardo Coutinho, defende o rompimento. Há ainda uma mais radical que prega autonomia e lançamento de candidaturas 'puro sangue' na majoritária.
À CBN Paraíba, Cida Ramos disse que o momento é de tentar conciliar as divergências e buscar unificar o partido, já que a prioridade é assegurar a vitória de Lula e ampliar a bancada federal e estadual da Paraíba.
"Tive o apoio de mais de 80% dos coletivos. Quem me conhece sabe do meu esforço para garantir unidade na ação. Obviamente que sempre vai ter alguns que não vão querer essa unidade, mas o mais importante é que vamos fazer aquilo que o PT melhor faz, que é analisar cenários, mas que em determinado momento nós vamos dizer que agora aqui é garantir a unidade para que a gente possa reeleger a bancada federal e estadual", avaliou.
Perfil de Cida Ramos
A deputada Cida Ramos é uma histórica militante do campo progressista, conhecida por sua trajetória em defesa dos direitos humanos, da justiça social, da cidadania e do direito à terra.
Foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Centro Acadêmico em Serviço Social, na época da campanha das Diretas-Já.
Por três vezes, foi presidente do Sindicato dos Professores e diretora eleita do maior centro de ensino da UFPB, o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).
Em 2011 assumiu a secretaria de Desenvolvimento Humano da Paraíba.
Nas últimas eleições, foi a deputada estadual mais votada do PT. Está atualmente no segundo mandato.
Comentários