CONVERSA POLÍTICA
Construção do Parque das Três Ruas, nos Bancários, começa em dezembro, diz Cícero
O Parque das Três Ruas vai contar com área de aproximadamente 9,3 hectares e será dividido em três espaços: Recanto das Árvores, Recanto dos Esportes e Recanto das Crianças.
Publicado em 22/11/2022 às 7:18
O prefeito de João Pessoa assinou, nesta segunda-feira (21), a ordem de serviço para construção do Parque Linear das Três Ruas, nos Bancários. A obra, propriamente dita, segundo ele, começa em dezembro e deve durar 12 meses. A obra está orçada em mais de R$10,6 milhões.
De acordo com a prefeitura, a obra vai aliar o que há de mais moderno em infraestrutura para parques com intervenções fundamentais para a mobilidade urbana da região e conta com a parceria com o Governo do Estado.
Essa obra traz um benefício enorme para a comunidade a partir de uma parceria importante com o Governo do Estado. É uma ação que vai melhorar a vida da comunidade não só pela eficiência da mobilidade urbana, mas por trazer para toda a família a oportunidade de lazer, convivência, prática esportiva e contato com a natureza", destacou Cícero. Na ocasião o prefeito apresentou o projeto detalhadamente.
O governador João Azevedo afirmou que a obra é de grande importância para a comunidade e que complementa a obra de ligação das Três Ruas ao Castelo Branco, na UFPB.
"A obra de mobilidade resolve um problema para veículos e a do Parque atende às pessoas. São ações complementares, que associadas à ligação do Hospital Universitário com o Altiplano, muda completamente a mobilidade da região. As ações se integraram fazendo a diferença na vida das pessoas", afirmou. O canteiro da ligação Três Ruas - UFPB foi visitado pela comitiva.
Estiveram presentes no evento os deputados estaduais João Gonçalves e Eduardo Carneiro, o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, os secretários municipais do Planejamento, José William Montenegro, e da Infraestrutura, Rubens Falcão, entre outros auxiliares da gestão municipal e estadual.
O projeto
O Parque das Três Ruas vai contar com área de aproximadamente 9,3 hectares e será dividido em três espaços: Recanto das Árvores, Recanto dos Esportes e Recanto das Crianças.
O local terá equipamentos esportivos como ciclovia e pista de caminhada de 1,6 quilômetro (km); curtas trilhas acessíveis; duas quadras esportivas para prática de vôlei de areia e/ou beach tênis, uma quadra de Streetball, onde se pode praticar basquete de rua, e uma área de esportes radicais, com pista de skate e espaço para prática de slackline.
Estrutura
Para quem quiser apenas dar um passeio, socializar ou gastar a energia das crianças, o Parque vai oferecer calçadas padronizadas e acessíveis, iluminação em LED, espaços de contemplação e convívio, com jardins para piqueniques, três decks de madeira com bancos de proteção e guarda-corpo, uma área exclusiva de brinquedos rústicos de madeiras e outros adaptados para crianças com alguma deficiência ou necessidade especial.
O contato com a natureza também é um diferencial. Por isso, o Parque das Três Ruas vai receber totens de sinalização para oferecer, além da possibilidade de contemplação, espaços para ações de educação ambiental.
Mobilidade
A chegada do novo Parque é acompanhada de uma reestruturação do esquema de trânsito na via. Além do estacionamento, incluindo vagas de PCD e bicicletários, contidos no próprio projeto, a região vai ganhar obras viárias de ligação entre os Bancários e Castelo Branco e de melhoria do tráfego na própria via do Parque, a Rua Bancário Waldemar Mesquita Accioly, e seu entorno.
O encontro entre as ruas Rosa Lima dos Santos e Waldemar Accioly vai ganhar uma rotatória. Também serão construídas faixas de pedestre elevadas e sinalização padrão, localizadas nas ruas paralelas à Waldemar Accioly para maior conforto e segurança dos moradores. Os ônibus vão circular em faixas exclusivas e os passageiros vão aguardar em abrigos adaptados e sinalizados.
Histórico
A ação de alguma forma tem a digital da ex-vereadora Sandra Marrocos, que apresentou um projeto de indicação para construção de um parque na área, quando estava no Parlamento. Já em setembro de 2020, o então prefeito da capital, Luciano Cartaxo, também apresentou um projeto de parque para a região.
Com informações da Secom/JP
Comentários