CONVERSA POLÍTICA
Convênio assegura vacinação contra Covid-19 de imigrantes venezuelanos em João Pessoa
Mesmo no grupo prioritário, eles não tinham conseguido ser imunizados.
Publicado em 04/10/2021 às 12:10
Um convênio entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) e a Associação Social Arquidiocesana (ASA) está permitindo a vacinação contra a Covid-19 entre os indígenas venezuelanos Waraos, abrigados em João Pessoa.
A aplicação da vacina está sendo realizada nos próprios abrigos, e é resultado de uma articulação da SEDH/ASA com a Secretaria Estadual e Municipal de Saúde. Atualmente, existem 5 Casas Abrigo com cerca de 150 pessoas, entre homens, mulheres, crianças e idosos.
Este momento marca uma conquista, visto que os indígenas estavam desde o início da vacinação entre o público prioritário para imunização, no entanto a prioridade se restringiu aos indígenas brasileiros e aldeados, ficando este público desassistido.
De acordo com o governo, os imigrantes venezuelanos indígenas possuem componentes distintos dos não-indígenas, e isto está relacionado às suas características culturais, que devem ser respeitadas segundo legislações internacionais e nacionais sobre os direitos de indígenas e migrantes.
Comentários