icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

CPI dos Combustíveis: CMJP diz que parecer vai definir se Raoni pode continuar na presidência

Membros da Comissão questionam escolha do presidente da Casa pelo nome de Raoni Mendes.

Publicado em 15/09/2025 às 14:40 | Atualizado em 15/09/2025 às 15:33


				
					CPI dos Combustíveis: CMJP diz que parecer vai definir se Raoni pode continuar na presidência
DEM realiza convenção para anunciar Raoni Mendes como candidato à Prefeitura de JP. Foto: Nyll Pereira/ALPB. Foto: Nyll Pereira/ALPB

A Câmara Municipal de João Pessoa divulgou nota oficial, nesta segunda-feira (15), afirmando que a possibilidade de revisão da escolha do vereador Raoni Mendes (DC) como presidente a CPI dos Combustíveis será analisado pela Procuradoria da Casa.

"Como o Regimento Interno da Casa é omisso sobre o assunto, em comum acordo, os membros da CPI decidiram dar o requerimento por lido e solicitaram parecer da Procuradoria-Geral da Câmara", diz um trecho da nota, que segue afirmando que "após isso, o parecer será analisado pela Presidência da Casa, que deverá se posicionar sobre o seguimento ou não do pleito dos membros da Comissão".

A decisão foi tomada a pedido do próprio vereador Raoni Mendes, após a discussão travada entre ele e os integrantes da CPI na abertura dos trabalhos na sessão desta segunda-feira.

A CPI é composta pelos vereadores Raoni Mendes (DC), Tarcísio Jardim (PP), Jailma Carvalho (PSB), Fábio Carneiro (SDD), Fábio Lopes (PL), Guguinha Moov Jampa (PSD) e Mikika Leitão (Republicanos).

O bate-boca teve início após um pedido, assinado por cinco membros, pedindo para rediscutir a composição dos cargos de presidência. Apenas o vereador Tarcísio Jardim (PP), que foi designado relator, não votou para a reavaliação.

Sessão foi marcada por atrito

O motivo do atrito foi a escolha do vereador Raoni Mendes para a presidência da comissão pelo presidente da Câmara, Dinho Dowsley (PSD), sem uma eleição entre os integrantes da CPI, como ocorre no Congresso Nacional.

Os parlamentares também questionaram a condução de Raoni, que anteriormente havia se manifestado contra a necessidade de instalação da CPI para debater o assunto.

Nota oficial

A Câmara Municipal de João Pessoa informa que durante a primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada para investigar a suposta prática de cartel nos postos de combustíveis de João Pessoa, nesta segunda-feira (15), foi apresentado um requerimento propondo a rediscussão dos nomes que compõem a presidência e a relatoria do colegiado.

Os postos, atualmente, são ocupados pelos vereadores Raoni Mendes e Tarcísio Jardim, respectivamente.

Como o Regimento Interno da Casa é omisso sobre o assunto, em comum acordo, os membros da CPI decidiram dar o requerimento por lido e solicitaram parecer da Procuradoria-Geral da Câmara.

Após isso, o parecer será analisado pela Presidência da Casa, que deverá se posicionar sobre o seguimento ou não do pleito dos membros da Comissão.

Assinam:

Raoni Mendes (DC)

Tarcísio Jardim (PP)

Jailma Carvalho (PSB)

Fábio Carneiro (SDD)

Fábio Lopes (PL)

Guguinha Moov Jampa (PSD)

Mikika Leitão (Republicanos)

DEM realiza convenção para anunciar Raoni Mendes como candidato à Prefeitura de JP. Foto: Nyll Pereira/ALPB

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp