CONVERSA POLÍTICA
Educação básica: 7 em cada 10 crianças da Paraíba do 2º ano do EF não estão no nível desejado
O dado foi mostrado, na manhã desta quinta-feira (18), pelo secretário de Educação da Paraíba, Roberto Souza, no lançamento do Programa Alfabetiza Mais Paraíba.
Publicado em 18/05/2023 às 16:57 | Atualizado em 18/05/2023 às 17:50
O desafio de alfabetizar paraibanos na idade certa nunca foi pequeno. Continua gigante. Os dados só confirmam.
De cada dez alunos da Paraíba do 2º ano do Ensino Fundamental (7 anos), apenas três estão no nível desejado; ou seja, somente 31% das crianças. O estado é o décimo colocado do país. As prefeituras são responsáveis por essa fase da escolarização.
Os dados, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), foram mostrados, na manhã desta quinta-feira (18), pelo secretário de Educação da Paraíba, Roberto Souza, no lançamento do Programa Alfabetiza Mais Paraíba.
Com o programa, o estado quer dar todo suporte técnico, profissional e financeiro aos municípios para que eles alfabetizem as crianças na idade certa.
Um chamamento para que prefeitos adotem medidas e em parceria com o estado, melhorem os índices de suas cidades. Melhoria na base pode significar mais oportunidades e aprendizado nos anos finais. E, ainda, menos desestímulo, menos abandono, mais qualificação.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da Paraíba, por exemplo, é nota 5, o 21º do país. E, de acordo com último estudo, somente 56% dos municípios bateram a meta do Ideb, que não é alta na maioria deles.
Por causa do desempenho ruim nos anos iniciais, uma cadeia de problemas aparece.
De cada 100 alunos, 89 concluem o ensino fundamental aos 12 anos, somente 73 o Ensino Fundamental II aos 16 anos; e apenas 67, o Ensino Médio aos 19 anos. Ou seja, tem dificuldade de acabar e quando conseguem é com um atrasado de dois anos em relação aos que estão com idade e série adequados.
Outro dado
Para se ter uma ideia, o Conversa Política apurou que, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (6 a 10 anos de idade), nos chamados anos iniciais, de cada 100 alunos paraibanos 11 estão atrasados.
Os dados são de 2022 e mostra que, nesse recorte, a Paraíba só não é pior no Nordeste que a Bahia, 14,5%. (veja ranking abaixo). No Ceará, por exemplo, de cada 100, somente 3 estão nessa situação.
Alfabetiza Mais Paraíba
O Alfabetiza Mais Paraíba será destinado à elaboração de material didático-pedagógico, concessão de bolsas para formação de profissionais, articulação e mobilização, desenvolvimento de capacidades e avaliações de monitoramento.
É um desdobramento de um projeto iniciado pelo governo do estado, em 2021, quando foi criado o Regime de Colaboração em Educação do Estado da Paraíba,
No primeiro momento, o objetivo era a alfabetização de cada estudante na idade certa e a correção do déficit de aprendizagem onde ele se encontra.
Faixas
A faixa etária dos alunos do Ensino Fundamental I é de 6 a 10 anos de idade, enquanto que a faixa etária do Ensino Fundamental II corresponde às idades de 11 a 14 anos. Ou seja, o Ensino Fundamental atende desde crianças até adolescentes.
Comentários